Produção Industrial

Em fevereiro de 2024, a produção industrial capixaba, apresentou aumento de +5,9% na comparação com janeiro de 2024, na série com ajuste sazonal. Já no acumulado em 12 meses sem ajuste sazonal, a indústria cresceu +12,9%.

De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em fevereiro de 2024, a produção industrial capixaba apresentou aumento de +5,9%, no confronto com o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. Assim, o estado ocupou a terceira posição no ranking das Unidades da Federação (UF’s), ficando acima da média nacional, que apresentou uma ligeira retração -0,3%.

Na comparação interanual, o Espírito Santo apresentou aumento de +10,5% na produção industrial, atingindo a quinta posição no ranking dos estados pesquisados, com destaque para o Rio Grande do Norte (+67,3%) na primeira colocação, seguido do Rio Grande do Sul (+18,3%), Amazonas (+17,2%) e Ceará (+14,3%). Neste período, todas as cinco atividades industriais capixabas apresentaram resultados positivos na comparação com fevereiro de 2023, com destaque para a Indústria Extrativa (+13,2%) que mantém o bom desempenho em relação ao ano anterior. Na desagregação da Indústria de Transformação, a Fabricação de produtos minerais não metálicos cresceu +7,2%; a Fabricação de celulose, papel e produtos de papel (+6,4%); as atividades de Metalurgia (+6,2%) e a Fabricação de produtos alimentícios (+0,7%).

Considerando o peso das atividades na composição da taxa de crescimento do setor industrial capixaba, em comparação com fevereiro do ano anterior, verifica-se um resultado positivo na Indústria Geral de +10,5%. Neste período, todas as atividades apresentaram resultados positivos, sendo a Indústria Extrativa (segmento de minérios de ferro pelotizados ou sinterizados e óleos brutos de petróleo e gás natural) com +8,6 pontos percentuais (p.p), juntamente com a Metalurgia (+0,94 p.p), a Fabricação de produtos minerais não-metálicos (+0,6 p.p), a Fabricação de celulose, papel e produtos de papel (+0,4 p.p) e a Fabricação de produtos alimentícios com (+0,0 p.p).

No acumulado em 12 meses, a indústria capixaba apresentou crescimento de +12,9%, alcançando a primeira posição entre as UF’s, enquanto que o Brasil apresentou resultado positivo de +1,0%. No estado, apesar do resultado positivo da indústria geral, duas das atividades que compõe a Indústria de Transformação apresentaram queda no período, sendo: a Fabricação de produtos minerais não-metálicos (-9,0%) e a Metalurgia (-3,1%). Neste contexto, as atividades que se destacaram e apresentaram resultados positivos no acumulado em 12 meses foram a Indústria Extrativa com +22,1%, a Fabricação de celulose, papel e produtos de papel (+11,1%) e a Fabricação de Produtos Alimentícios (+2,3%). Na Indústria Extrativa, esse resultado está diretamente relacionado a um aumento na produção de pelotas de minério de ferro, juntamente com a atividade de pelotização. O setor de petróleo e gás, vêm avançando e atraindo novos projetos impactando em toda a cadeia produtiva. Além do aumento da produção nos Campos offshore, o estado está vivenciando a retomada da produção dos campos petrolíferos terrestres que estão ampliando os investimentos e a quantidade de empresas petrolíferas privadas atuando em terras capixabas. Segundo os dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), no acumulado deste ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, a produção de petróleo estado cresceu +18,1%, enquanto a produção de gás natural +6,3%.

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard