Governo do Estado do Espírito Santo

Comércio Varejista

O volume de vendas do comércio varejista restrito no Espírito Santo apresentou queda (-0,9%) em maio de 2025 contra o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal, e avançou +6,5 na comparação interanual.

De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação mensal, o volume de vendas do varejo restrito capixaba apresentou resultado negativo (-0,9%), na série com ajuste sazonal. Assim, o Espírito Santo teve desempenho inferior ao visto no Brasil (-0,2%), ocupando a 19ª colocação no ranking das Unidades da Federação (UFs), empatado com Mato Grosso do Sul.

Em relação a maio de 2024, o volume de vendas do varejo restrito capixaba avançou +6,5%, ficando acima do resultado de +2,1% verificado nacionalmente e permanecendo na terceira posição entre as UFs. Essa performance foi influenciada pela alta nas vendas em quatro dos oito segmentos investigados, a saber: Tecidos, vestuários e calçados (+28,9%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+16,6%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+15,5%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+4,1%). Em contrapartida, os recuos foram observados em: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-14,7%); Combustíveis e lubrificantes (-7,0%); Móveis e Eletrodomésticos (-1,6%) e Livros, jornais e revistas (-1,4%); sendo Móveis e Eletrodomesticos com declínio impulsionado pela queda do volume de vendas de Eletrodomésticos (-3,2%), frente ao expressivo aumento na venda de Móveis (+13,4%). Em termos acumulados, o volume de vendas do varejo restrito capixaba se manteve acima da média nacional no acumulado no ano e abaixo no acumulado em 12 meses. Na primeira base de comparação, o estado avançou +4,8%, frente à uma expansão de +2,2% observada no país. Na segunda, a discrepância entre as duas unidades territoriais se manteve menor, com o Espírito Santo marcando um aumento de +2,8% e o Brasil de +3,0%.

Em relação ao varejo ampliado capixaba ocorreu aumento de +1,1%, na comparação interanual. Esse resultado se deve ao aumento de Material de construção (+25,8%) e do setor de Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (+16,5). Apenas o setor de Veículos, motocicletas, partes e peças obteve saldo negativo (-18,2%). No acumulado no ano, o acréscimo de +3,4% foi puxado por Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (+22,2%) e Material de Construção (+7,9%), contrabalanceado pelo resultado negativo de Veículos, Motocicletas, partes e peças (-4,9%). Por sua vez, no acumulado em 12 meses, o volume de vendas do varejo ampliado subiu +2,9%, com crescimento nas atividades de Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (+6,9%), Veículos, motocicletas, partes e peças (+3,2%) e Material de Construção (+0,1%).

A receita nominal do varejo restrito capixaba teve queda de -0,7% na comparação com o mês imediatamente anterior e +11,2% na comparação interanual. No acumulado no ano e em 12 meses ocorreram avanços de +9,6% e de +7,2%, nesta ordem. Em relação ao varejo ampliado, houve aumento de +0,1% na comparação com o mês imediatamente anterior; de +6,1% na comparação interanual, e no acumulado no ano e em 12 meses foi registrado incremento de +8,3% e +6,3%, respectivamente.

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