Governo do Estado do Espírito Santo

Comércio Varejista

O volume de vendas do comércio varejista restrito no Espírito Santo apresentou estabilidade (+0,0%) em junho de 2025 contra o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal, e avançou +2,6na comparação interanual.

De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação mensal, o volume de vendas do varejo restrito capixaba apresentou resultado estável (+0,0%), na série com ajuste sazonal, saindo do resultado negativo que se estabeleceu no mês anterior (-0,9%). Assim, o Espírito Santo teve desempenho superior ao visto no Brasil (-0,1%), ocupando a 12ª colocação no ranking das Unidades da Federação (UFs), empatado com Amazonas.

Em relação a junho de 2024, o volume de vendas do varejo restrito capixaba avançou +2,6%, ficando acima do resultado de +0,3% verificado nacionalmente e permanecendo na sétima posição entre as UFs. Essa performance foi influenciada pela alta nas vendas em seis dos oito segmentos investigados, a saber: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+10,7%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+9,0%); Tecidos, vestuários e calçados (+5,3%); Móveis e Eletrodomésticos (+2,0%); Livros, jornais e revistas (+0,7%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+0,2%), sendo Móveis e Eletrodomesticos com crescimento impulsionado pelo aumento no volume de Móveis (+12,6%). Em contrapartida, os recuos foram observados em: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-5,1%) e Combustíveis e lubrificantes (-4,3%). Em termos acumulados, o volume de vendas do varejo restrito capixaba se manteve acima da média nacional no acumulado no ano e no acumulado em 12 meses. Na primeira base de comparação, o estado avançou +4,4%, frente à uma expansão de +1,8% observada no país. Na segunda, a discrepância entre as duas unidades territoriais se manteve menor, com o Espírito Santo marcando um aumento de +3,1% e o Brasil de +2,7%.

Em relação ao varejo ampliado1 capixaba manteve aumento de +1,1%, na comparação interanual. Esse resultado se deve ao aumento de Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (+32,8) e do setor de Material de construção (+15,1). Novamente, o setor de Veículos, motocicletas, partes e peças obteve saldo negativo (-12,2%). No acumulado no ano, o acréscimo de +3,1% foi puxado por Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (+23,9%) e Material de Construção (+9,1%), contrabalanceado pelo resultado negativo de Veículos, Motocicletas, partes e peças (-6,0%). Por sua vez, no acumulado em 12 meses, o volume de vendas do varejo ampliado apresentou o resultado de +2,9%, com crescimento nas atividades de Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (+11,1%), Material de Construção (+2,3%) e Veículos, motocicletas, partes e peças (+1,0%).

A receita nominal do varejo restrito capixaba teve estabilidade de +0,0% na comparação com o mês imediatamente anterior e +6,3% na comparação interanual. No acumulado no ano e em 12 meses ocorreram avanços de +9,0% e de +7,5%, nesta ordem. Em relação ao varejo ampliado, houve aumento de +2,0% na comparação com o mês imediatamente anterior; de +5,9% na comparação interanual, e no acumulado no ano e em 12 meses foi registrado incremento de +7,9% e +6,6%, respectivamente.

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