Governo do Estado do Espírito Santo

Comércio Varejista

O volume de vendas do comércio varejista restrito no Espírito Santo cresceu +4,1% em novembro de 2024 contra o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal, e +4,1% na comparação interanual.

De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em novembro de 2024, o volume de vendas do varejo restrito capixaba cresceu +4,1%, no confronto com o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. Assim, o Espírito Santo teve desempenho superior ao visto no Brasil (-0,4%), apresentando o melhor desempenho entre as Unidades da Federação (UFs).

Na comparação interanual, o volume de vendas do varejo restrito capixaba também se elevou +4,1%. Com isso, o Espírito Santo registrou o vigésimo primeiro lugar entre as UFs, nessa métrica, ficando ligeiramente abaixo do resultado de +4,7% verificado nacionalmente (Gráfico 2). Essa performance foi influenciada pelos avanços expressivos observados em quatro dos oito segmentos: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+18,3%); Tecidos, vestuário e calçados (+17,4%), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+16,8%); Outros artigos de uso pessoal e domésticos (+16,1%). Por outro lado, quedas no volume de vendas de Livros, jornais, revistas e papelaria (-46,1%), Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-11,2%); Móveis e eletrodomésticos (-7,2%) (puxado pelo recuo de -9,8% em Eletrodomésticos); e Combustíveis e lubrificantes (-1,2%) arrefeceram a expansão do varejo restrito, em novembro de 2024.

Em termos acumulados, o volume de vendas do varejo restrito capixaba permaneceu abaixo da média nacional, tanto no acumulado no ano como no acumulado em 12 meses. Na primeira base de comparação, o estado cresceu +1,2%, frente a uma expansão de +5,0% observada no país. Na segunda, a discrepância entre as duas unidades territoriais foi maior, com o Espírito Santo avançando +0,6% e o Brasil crescendo +4,6%.

Com relação ao varejo ampliado capixaba, o volume de vendas teve acréscimo de +0,9%, contra outubro de 2024 (com ajuste sazonal) e aumento de +3,9%, na comparação interanual. Nesta última base, o resultado foi influenciado pelo incremento de +8,0% em Veículos, motocicletas, partes e peças, visto que Material de construção e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo retraíram, respectivamente, -2,2% e -3,7%. Por sua vez, no acumulado no ano e no acumulado em 12 meses, as variações do volume de vendas do varejo ampliado foram de +2,3% e +1,9%, nesta ordem.

A receita nominal do varejo restrito capixaba apresentou elevação de +4,5%, na comparação com o mês imediatamente anterior, enquanto na comparação interanual houve avanço de +8,1%. Já no acumulado no ano e no acumulado em 12 meses, ocorreram aumentos de +4,2% e +3,3%, respectivamente. No que se refere a receita nominal do varejo ampliado, observou-se incremento de +1,3% na comparação com o mês imediatamente anterior e acréscimo de +6,7% na comparação interanual. Por seu turno, no acumulado ano e no acumulado em 12 meses registrou-se variações de +3,7% e +3,2, nesta ordem.

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