Governo do Estado do Espírito Santo

Comércio Varejista

O volume de vendas do comércio varejista restrito no Espírito Santo caiu (-0,8%) em março de 2025 contra o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal, e avançou +1,2% na comparação interanual.

De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação mensal, o volume de vendas do varejo restrito capixaba (-0,8%), na série com ajuste sazonal, teve sua primeira queda registrada desde o início do ano. Assim, o Espírito Santo teve desempenho inferior ao visto no Brasil (+0,8%), ocupando a 24ª colocação no ranking das Unidades da Federação (UFs).


Em relação a março de 2024, o volume de vendas do varejo restrito capixaba avançou +1,2%, ficando acima do resultado de -1,0% verificado nacionalmente e na décima posição entre as UFs. Essa performance foi influenciada pela alta nas vendas em quatro dos oito segmentos investigados, a saber: Tecidos, vestuários e calçados (+20,9%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+10,9%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+2,4%); e Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+0,2%). Em contrapartida, os recuos foram observados em: Livros, jornais e revistas (-44,5%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-16,9%); Combustíveis e lubrificantes (-9,4%); e Móveis e Eletrodomésticos (-2,9%), sendo este último com declínio impulsionado pela queda do volume de vendas de Eletrodomésticos (-3,8%). Em termos acumulados, o volume de vendas do varejo restrito capixaba se manteve acima da média nacional no acumulado no ano e abaixo no acumulado em 12 meses. Na primeira base comparação o estado avançou +3,9%, frente à uma expansão de +1,2% observada no país. Na segunda, a discrepância entre as duas unidades territoriais foi menor, com o Espírito Santo marcando um aumento de +2,0% e o Brasil de +3,1%.

Em relação ao varejo ampliado capixaba, na comparação interanual ocorreu crescimento de +4,6%. Esse resultado se deve as variações positivas de +24,4% em Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo; Veículos, motocicletas, partes e peças (+7,8%) e Material de construção (+1,5%). No acumulado no ano, o acréscimo de +5,7% também foi puxado, principalmente, por Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (+22,4%). Por sua vez, no acumulado em 12 meses, o volume de vendas do varejo ampliado subiu +4,1%, com crescimento nas atividades de Veículos, motocicletas, partes e peças (+11,5%) e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (+3,4%) e queda nas vendas do setor de Material de Construção (-3,4%).


A receita nominal do varejo restrito capixaba teve redução de -0,4% na comparação com o mês imediatamente anterior e +5,9% na comparação interanual. No acumulado no ano e em 12 meses ocorreram avanços de +8,6% e de +6,0%, nesta ordem. Em relação ao varejo ampliado, houve aumento de +4,4% na comparação com o mês imediatamente anterior; de +9,9% na comparação interanual, e no acumulado ano e em 12 meses foi registrado incremento de +10,3% e +6,8%, respectivamente.

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