Governo do Estado do Espírito Santo

Comércio Varejista

O volume de vendas do comércio varejista restrito no Espírito Santo cresceu (+1,2%) em fevereiro de 2025 contra o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal, e avançou +6,4% na comparação interanual.

De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação mensal, o volume de vendas do varejo restrito capixaba (+1,2%), na série com ajuste sazonal, volta a crescer após decréscimo em dezembro de 2024 e estabilidade em janeiro de 2025. Assim, o Espírito Santo teve desempenho superior ao visto no Brasil (+0,5%), ocupando a nona colocação no ranking das Unidades da Federação (UFs).

Em relação a fevereiro de 2024, o volume de vendas do varejo restrito capixaba avançou +6,4%, ficando acima do resultado de +1,5% verificado nacionalmente e na quarta posição entre as UFs. Essa performance foi influenciada pela alta nas vendas em cinco dos oito segmentos investigados, a saber: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (+25,4%); Tecidos, vestuários e calçados (+23,9%); Móveis e eletrodomésticos (+17,4%), motivado pela expansão de +18,2% nas vendas em Eletrodomésticos; Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+11,1%); e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+4,1%). Em contrapartida, os recuos foram observados em: Livros, jornais e revistas (-20,9%); Combustíveis e lubrificantes (-4,4%); e Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-1,5%). Em termos acumulados, o volume de vendas do varejo restrito capixaba se posicionou acima da média nacional no acumulado no ano e abaixo no acumulado em 12 meses. Na primeira base de comparação, o estado avançou +5,4%, frente à uma expansão de +2,3% observada no país. Na segunda, a discrepância entre as duas unidades territoriais foi menor, com o Espírito Santo marcando um aumento de +1,6% e o Brasil de +3,6%.

Em relação ao varejo ampliado capixaba teve crescimento de +7,8%, na comparação interanual. Esse resultado se deve as variações positivas de +22,1% em Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo; Material de construção (+10,5%); e Veículos, motocicletas, partes e peças (+5,9%). No acumulado no ano, o acréscimo de +6,3% também foi puxado, principalmente, por Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (+21,4%). Por sua vez, no acumulado em 12 meses, o volume de vendas do varejo ampliado subiu +3,1%, com crescimento nas três atividades exclusivas do varejo ampliado.

A receita nominal do varejo restrito capixaba teve elevação de +2,6% na comparação com o mês imediatamente anterior e +11,2% na comparação interanual. No acumulado no ano e em 12 meses ocorreram avanços de +10,1% e de +5,4%, nesta ordem. Em relação ao varejo ampliado, houve aumento de +1,5% na comparação com o mês imediatamente anterior; de +12,5% na comparação interanual, e no acumulado ano e em 12 meses foi registrado incremento de +10,6% e +5,3%, respectivamente.

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard