Governo do Estado do Espírito Santo

Comércio Varejista

O volume de vendas do comércio varejista restrito no Espírito Santo aumentou (+0,8%) em abril de 2025 contra o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal, e avançou +5,2% na comparação interanual.

De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação mensal, o volume de vendas do varejo restrito capixaba apresentou resultado positivo (+0,8%), na série com ajuste sazonal. Assim, o Espírito Santo teve desempenho superior ao visto no Brasil (-0,4%), ocupando a 9ª colocação no ranking das Unidades da Federação (UFs), empatado com Mato Grosso e Paraíba.


Em relação a abril de 2024, o volume de vendas do varejo restrito capixaba avançou +5,2%, ficando acima do resultado de +4,8% verificado nacionalmente e permanecendo na décima posição entre as UFs. Essa performance foi influenciada pela alta nas vendas em quatro dos oito segmentos investigados, a saber: Tecidos, vestuários e calçados (+20,8%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+11,4%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+8,6%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+6,2%). Em contrapartida, os recuos foram observados em: Livros, jornais e revistas (-16,9%); Combustíveis e lubrificantes (-9,9%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-6,9%); e Móveis e Eletrodomésticos (-4,2%), sendo este último com declínio impulsionado pela queda do volume de vendas de Eletrodomésticos (-5,4%). Em termos acumulados, o volume de vendas do varejo restrito capixaba se manteve acima da média nacional no acumulado no ano e abaixo no acumulado em 12 meses. Na primeira base de comparação o estado avançou +4,3%, frente à uma expansão de +2,1% observada no país. Na segunda, a discrepância entre as duas unidades territoriais foi menor, com o Espírito Santo marcando um aumento de +2,2% e o Brasil de +3,4%.


Em relação ao varejo ampliado capixaba ocorreu queda de -0,7%, na comparação interanual. Esse resultado se deve ao declínio de Veículos, motocicletas, partes e peças (-16,2%) e Material de construção (-3,4%). Apenas o setor de Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo obteve saldo positivo (+30,0%). No acumulado no ano, o acréscimo de +4,1% foi puxado por Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (+24,2%) e Material de Construção (+3,4%), contrabalanceado pelo resultado negativo de Veículos, Motocicletas, partes e peças (-0,7%). Por sua vez, no acumulado em 12 meses, o volume de vendas do varejo ampliado subiu +3,4%, com crescimento nas atividades de Veículos, motocicletas, partes e peças (+7,9%) e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (+5,8%) e contínua queda nas vendas do setor de Material de Construção (-3,4%).


A receita nominal do varejo restrito capixaba teve aumento de +0,6% na comparação com o mês imediatamente anterior e +10,4% na comparação interanual. No acumulado no ano e em 12 meses ocorreram avanços de +9,1% e de +6,4%, nesta ordem. Em relação ao varejo ampliado, houve queda de -2,5% na comparação com o mês imediatamente anterior; de +4,6% na comparação interanual, e no acumulado ano e em 12 meses foi registrado incremento de +8,9% e +6,5%, respectivamente.

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