Comércio Varejista

O volume de vendas do comércio varejista restrito no Espírito Santo diminuiu -2,6% em setembro de 2023 contra o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. Na comparação interanual, houve avanço de +3,0%.

De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em setembro de 2023, o volume de vendas do varejo restrito capixaba caiu -2,6%, no confronto com o mês imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. Assim, o Espírito Santo apresentou desempenho inferior ao visto no Brasil (+0,6%), obtendo o terceiro pior resultado entre as Unidades da Federação (UFs).

Na comparação interanual, o volume de vendas do varejo restrito capixaba aumentou +3,0%, ficando abaixo do resultado de +3,3% verificado nacionalmente e na 13ª colocação entre as UFs. Essa performance foi influenciada pelo aumento nas vendas de: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (+25,2%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+9,5%); Móveis e eletrodomésticos (+5,2%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+3,8%); e Tecidos, vestuário e calçados (+2,3%). Em contrapartida, foram observadas reduções em Livros, jornais, revista e papelaria (-38,9%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-10,5%); e Combustíveis e lubrificantes (-4,2%), que registraram redução no volume de vendas nessa base de comparação.

No acumulado no ano, o volume de vendas do varejo restrito aumentou +3,5% no Espírito Santo, expansão mais intensa do que a elevação de +1,8% observada no país. Já no acumulado em 12 meses, a ascensão do volume de vendas foi de +3,4% no Espírito Santo, enquanto no Brasil o acréscimo foi de +1,7%.

O volume de vendas do varejo ampliado1 capixaba expandiu +11,2%, na comparação interanual, impulsionado pelas três atividades exclusivas do varejo ampliado: Material de construção (+32,0%); Veículos, motocicletas, partes e peças (+23,2%); e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (+1,7%). No acumulado no ano e no acumulado em 12 meses, o volume de vendas do varejo ampliado subiu +10,1% e +7,8%, respectivamente.

A receita nominal do varejo restrito capixaba apresentou crescimento em todas as bases de comparação. Na comparação interanual, registrou um aumento de +2,4%. No acumulado do ano, observou-se um crescimento de +3,9%, enquanto no acumulado em 12 meses, o aumento foi de +6,0%. No varejo ampliado, a receita nominal também teve aumento. Na comparação interanual, o crescimento foi de +10,8%. No acumulado do ano, houve um aumento de +11,9%, e no acumulado em 12 meses, registrou-se um crescimento de +11,7%.

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