Exportações

As exportações capixabas voltaram a apresentar queda em abril de 2023, registrando -22,48% na comparação com o mês imediatamente anterior e -23,39% frente a abril do ano passado.

As exportações capixabas totalizaram US$ 668,67 milhões, em abril de 2023, queda de -22,48% frente ao mês antecedente e -23,39% contra abril de 2022. No acumulado do primeiro quadrimestre de 2023, contra mesmo período do ano anterior, as vendas externas do estado recuaram -10,82%.

As exportações brasileiras também apresentaram contração, com registro de -16,77% entre março e abril de 2023 e -5,55% frente a abril de 2022. Já no acumulado dos quatro meses houve crescimento de +1,61%.

A participação das exportações capixabas no total exportado pelas Unidades da Federação (UFs) foi de 2,72%, em abril de 2023, e o estado manteve a 12º posição no ranking das UFs.

A queda nas exportações capixabas, entre março e abril de 2023, se deu em todas as categorias, sendo mais forte nos produtos básicos que responderam por -12,04 pontos percentuais (p.p.) de contribuição relativa para a variação do período. Em seguida, produtos semimanufaturados responderam por -7,94 p.p. e produtos manufaturados por -2,50 p.p..

Em termos de participação no total exportado pelo Espírito Santo, produtos básicos corresponderam a 54,48% do valor total em abril de 2023, produtos semimanufaturados responderam por 25,56% do total e produtos manufaturados por 19,96%.

Dentre os produtos exportados pelo Espírito Santo, a contração observada entre março e abril de 2023, foi impulsionada, principalmente, por produtos semimanufaturados de ferro ou aço não ligado, que respondeu por -8,36 p.p. de contribuição relativa para a queda do período, óleos brutos de petróleo, com -6,41 p.p., minérios de ferro e seus concentrados, com -5,92 p.p., café em grãos, com -1,53 p.p. e celulose, com -1,45 p.p..

Novamente, os Estados Unidos ficaram no primeiro lugar no ranking dos destinos das exportações capixabas, em abril de 2023, com 29,52% do valor total, embora tenha apresentado a maior contribuição relativa para a contração nas vendas do estado, frente ao mês antecedente, com -14,97 p.p..

A Argentina subiu para a segunda posição no ranking dos destinos, com 9,54% do valor, seguida pelo Canadá, com 8,84% e pela China, com 7,12% do valor de abril de 2023.

Os principais produtos vendidos aos Estados Unidos, em abril de 2023, foram rochas ornamentais trabalhadas (25,80%), celulose (22,15%), minérios de ferro e seus concentrados (20,74%), produtos semimanufaturados de ferro ou aço não ligado (17,40%) e produtos semimanufaturados de ligas de aço (7,85%). Para a Argentina, destinaram-se, principalmente, minérios de ferro e seus concentrados (53,52%), produtos semimanufaturados de ferro ou aço não ligado (31,65%) e café em grãos (7,73%). Para o Canadá foram enviados, sobretudo, produtos semimanufaturados de ferro ou aço não ligado (82,69%), produtos semimanufaturados de ligas de aço (11,32%) e rochas ornamentais trabalhadas (3,44%), enquanto para a China, destacaram-se as vendas de minérios de ferro e seus concentrados (56,31%), granito bruto, em blocos ou placas (15,84%), celulose (11,85%) e quartzo em blocos ou placas (6,31%).

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