Verticalização e Reestruturação Urbana na Região Metropolitana da Grande Vitória

Ao longo de sua existência, o Instituto de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Jones dos Santos Neves, no acompanhamento das transformações sociais e econômicas do estado do Espírito Santo, vem desenvolvendo estudos para subsidiar a definição de políticas públicas estaduais e municipais, particularmente referentes ao desenvolvimento e ao planejamento territorial.

O presente trabalho integra e amplia o conjunto desses estudos, investigando a participação do setor imobiliário nos recentes processos de restruturação urbana da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), em particular quando da produção
de condomínios verticais com mais de cinco pavimentos. Ao abordar a atuação do setor imobiliário neste importante segmento da construção do território metropolitano, espera-se também abrir caminhos para análises referentes às relações implícitas do setor da indústria da construção civil com diversos aspectos do crescimento regional, a exemplo de dinâmicas de distribuição populacional, de exclusão social, de segregação do uso do solo, de incremento e distribuição de renda e, do mercado de terras, entre outras.

A primeira parte do trabalho trata do recente processo de reestruturação urbana da RMGV, relacionando-o à produção de condomínios verticais com mais de quatro pavimentos no período entre 1990 e 2002. Com base na tipologia e na distribuição
espacial destes imóveis, analisa-se a participação do mercado imobiliário na redefinição da ocupação e do uso do solo metropolitano, sobretudo pela valorização do preço da terra decorrente da verticalização de vazios urbanos e de áreas já
tradicionalmente consolidadas.

A segunda parte refere-se, particularmente, à produção de condomínios verticais com mais de cinco pavimentos ocorrida entre os anos de 1990 e 2000. Para cada município, bem como para o conjunto metropolitano, apresenta-se um panorama referente ao quantitativo dos edifícios construídos; à produção anual; à localização; ao número de pavimentos; à destinação de uso; ao número de unidades por pavimento e ao número de unidades por modalidade.

Apresentadas em CD, as séries fotográficas* realizadas nos municípios de Vitória, Vila Velha e Guarapari constituem a terceira parte do trabalho. Fornecendo uma perspectiva geral dos imóveis pesquisados, contribuem para análises referentes aos
efeitos visuais e ambientais da verticalização em curso na Região Metropolitana da Grande Vitória.