Distribuição do efetivo da PCES

Uma das grandes questões na gestão administrativa da polícia é como melhor alocar seus recursos humanos. A escassez policial e a defasagem em relação a um suposto efetivo ideal são temas recorrentes não só na administração pública, mas na imprensa e na sociedade. Porém, talvez mais importante do que aumentar a quantidade de policiais é fazer o bom uso do quadro existente, alocando-o da maneira mais eficiente. Na lógica econômica, lugares com maior demanda deverão ter maior oferta de efetivo. Mas como medir a demanda por policiais e, consequentemente, definir a melhor distribuição do efetivo?

Para tentar responder a essa pergunta, a Polícia Civil do Estado do Espírito Santo (PCES) publicou a Instrução de Serviço nº 022, de 19 de janeiro de 2022, criando um Grupo de Trabalho (GT) para a “realização de estudos para a indicação de critérios objetivos, baseados em indicadores, para a distribuição de efetivo, visando subsidiar o Delegado-Geral quanto à gestão de recursos humanos”. Além de servidores da PCES, compuseram também o GT funcionários da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (SESP), responsáveis pelas estatísticas criminais oficiais do estado, e uma equipe técnica do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), uma vez que o órgão já realizou trabalhos semelhantes produzindo uma metodologia específica apropriada para ajudar a solucionar a questão.

Diversas reuniões ocorreram durante o primeiro semestre de 2022, para debate dos critérios metodológicos. Os primeiros resultados foram apresentados ao longo do segundo semestre, com novas discussões para aprimoramento técnico do produto final.

Este relatório vem, assim, apresentar os critérios e o método utilizado para a proposição da distribuição do efetivo da PCES, reafirmando o papel do IJSN como um órgão de assessoramento técnico para o embasamento científico na tomada das melhores decisões relativas a políticas públicas do estado. Na próxima seção, é apresentado o método utilizado. Na seção seguinte, os resultados obtidos. Por fim, a quarta seção conclui com as considerações finais do trabalho.