Panorama do Idoso

O envelhecimento da população é um fenômeno mundial que, nos anos mais recentes, ganha relevância nos países em desenvolvimento. A tendência de inversão da pirâmide etária no Brasil é um fator que vem se consolidando nas últimas décadas, e verificado pelo último Censo de 2022. Com o aumento do número de idosos nas nossas cidades, torna-se necessário rever o planejamento e a gestão pública, assim como também promover políticas públicas específicas para essa faixa etária (60 ou mais), que cresce no Brasil e no Espirito Santo. O impacto dessa “nova ordem” demográfica é grande, e a demanda por adequações na formulação de políticas públicas é considerável. Os efeitos do aumento desta população acima dos 60 anos, já são percebidos mediante aumento das demandas em várias dimensões: circulação, saúde, assistência social, lazer, moradia, trabalho e previdência, dentre outras.

Este Caderno tem por objetivo elaborar um breve panorama do idoso, de forma qualitativa e quantitativa, contextualizando seu perfil em várias dimensões, assim como verificar alguns indicadores no território do Espírito Santo. Alguns temas tornaram-se relevantes na abordagem da pesquisa, e que frequentemente são debatidos no contexto nacional e mundial, tais como: a representação social do idoso, o envelhecimento ativo, a acessibilidade e mobilidade, mercado de trabalho, lazer, dentre outros. Para tanto, alguns indicadores são importantes para melhor qualificar a pesquisa, a partir do levantamento de dados e informações oficiais de governo, tais como, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em especial, os últimos resultados do Censo 2022, e o DATASUS. Desse modo, busca-se identificar alguns elementos importantes da temática, com fins a subsidiar políticas públicas que promovam uma maior qualidade de vida aos idosos em diversos aspectos do cotidiano.

Considerando a relevância do tema, e os respectivos desafios futuros que estão postos, a Coordenação de Estudos Territoriais do Instituto Jones do Santos Neves (CET/IJSN) abre o debate, e introduz esta linha de pesquisa, de modo que não se restrinja apenas a este Caderno, pois a intenção é aprofundar a temática num futuro próximo, com uma série de abordagens mais específicas que contemplem o idoso, tais como saúde, mobilidade e acessibilidade, dentre outros. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o idoso, e foco em políticas públicas que possam promover qualidade de vida a essa faixa etária e seus familiares, diante de um contexto de relevantes mudanças demográficas em curso.

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard