29/04/2010 15h21 - Atualizado em 21/03/2023 10h54

Vendas no comércio varejista local crescem 10,4% em fevereiro

O Comércio Varejista do Espírito Santo registrou crescimento de 10,4% em fevereiro de 2010 frente ao volume de vendas registrado no mesmo mês de 2009. No varejo ampliado o comércio local registrou elevação de +21,6% frente ao mês de fevereiro do ano passado, alcançando a terceira posição no ranking nacional. A informação consta da Resenha de Conjuntura divulgada, nesta quarta-feira (14), pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), baseada nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O desempenho do comércio local no mês de fevereiro foi impulsionado pelo crescimento generalizado nas vendas dos segmentos pesquisados, com exceção de Combustíveis e lubrificantes (-13,7%). Cabe destacar a elevação nas vendas de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+52,1%), seguida de Móveis e eletrodomésticos (+19,5%). Outro destaque também diz respeito a aceleração no ritmo de crescimento nas vendas de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+11,9%), segmento que responde pela maior participação relativa na formação da taxa global do varejo.

Quanto ao comércio varejista ampliado, composto pela soma do Varejo com as vendas automotivas e de materiais de construção, os resultados apontam crescimento significativo de 3,1% no mês de fevereiro, na série livre de influências sazonais. A comparação com o mês de fevereiro de 2009 revela um desempenho ainda mais expressivo do varejo ampliado local, tendo em vista a expansão de +21,6%, notadamente acima da média nacional (+13,6%).

Nesse período, o desempenho estadual foi favorecido pela elevação nas vendas de Veículos, motos, partes e peças (+34,2%) e de Materiais de construção (+20,8%). Com esse resultado, o Espírito Santo alcançou o terceiro lugar no ranking das Unidades da Federação, atrás somente de Rondônia (+29,9%) e Tocantins (26,6%).

No fechamento do primeiro bimestre do ano, acumula- se crescimento de +9,0% nas vendas do varejo local e de +18,4% no varejo ampliado, ambos em relação ao mesmo bimestre do ano anterior. Nessa base de comparação, destaca-se principalmente a expansão nas vendas de Veículos, motos, partes e peças (+29,0%), Móveis e eletrodomésticos (+24,0%) e de Materiais de construção (+19,8%), o que reflete, em grande medida, os efeitos positivos das medidas governamentais de incentivo aos respectivos setores.

Em fevereiro, a receita nominal de vendas do comércio varejista estadual registrou alta de +13,4% frente ao mesmo mês de 2009, revelando um índice de preços implícito de 2,8%. O segmento Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação foi o que registrou maior elevação na receita (+26,6%), o que reflete a expansão registrada em seu volume de vendas.

Francisca Proba
Tels: 3324-3888/9983-8110/9901-3294