Na última semana do mês de fevereiro, os coordenadores e pesquisadores responsáveis pelas pesquisas do Plano Estadual de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas do Espírito Santo apresentaram os resultados alcançados durante o Ciclo de 2024 junto ao Núcleo de Monitoramento e Avaliação (NuMA).
Durante o encontro, foram expostos os resultados das pesquisas, com ênfase no estágio atual de cada uma, e com vistas a dar prosseguimento aos projetos. Das pesquisas em andamento, foram apresentadas a Avaliação de Impacto do Programa Escola em Tempo Integral, que destacou a importância da fase de diagnóstico preliminar para garantir a robustez dos resultados finais; e também foram discutidos os resultados preliminares do impacto do Programa Estado Presente em Defesa da Vida na Taxa de Homicídios do Espírito Santo, que define sua estrutura metodológica e já apresenta estimativas importantes para a avaliação.
Além das avaliações de impacto, também foram apresentadas as Análises Executivas em andamento, referentes ao Programa Qualificar ES, com destaque para a fase atual da pesquisa, de caracterização do programa, e os produtos esperados ao fim do projeto; e ao Programa Capixaba de Mudanças Climáticas, que focou nos projetos em andamento: Qualidade Ambiental, Gás para Mover, e Proesam. A pesquisa de Análise Executiva do Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas – Rede Abraço apresentou seus resultados finais relatados no Sumário Executivo, documento que se encontra disponível no site do IJSN.
Para a subsecretária de Estado de Orçamento, Juliani Johanson, os resultados alcançados e compartilhados pelo SiMAPP desempenham função muito importante não somente em nível local, mas também em nível nacional: “Em nossas participações no Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (CONSEPLAN), por exemplo, o SiMAPP integra discussões muito pertinentes para a eficiência do planejamento e orçamento estadual, sendo referência para os demais estados da federação, e contribuindo para dar evidência às ações do estado do Espírito Santo”.
O diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, reafirmou o compromisso do Instituto com a Fapes, destacando o papel fundamental dos bolsistas na participação de projetos relevantes: "O IJSN é um campo importante para a prática e a aplicação dos conhecimentos adquiridos na academia, o que fortalece ainda mais a conexão entre pesquisa e gestão pública. Além disso, o Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas do Espírito Santo, SiMAPP, permite aprimorar cada vez mais as políticas desenvolvidas, melhorar constantemente a qualidade do gasto público e garantir melhores serviços à sociedade", afirmou.
Ao final do encontro, a coordenadora executiva do SiMAPP e Diretora Administrativa do IJSN, Katia Cesconeto, ressaltou que novas pesquisas já estão em fase de análise: "Além dos projetos apresentados, outras pesquisas estão sendo avaliadas para possível incorporação no Plano Estadual de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de 2025, que será fundamental para darmos continuidade à evolução das políticas públicas no estado", pontuou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br