11/07/2011 17h41 - Atualizado em 21/03/2023 09h35

Pesquisadores do “Observatório das Metrópoles” se reúnem no IJSN

Luís César de Queiroz Ribeiro - Coordenador Nacional do Observatório das Metrópoles.
Nestas segunda (11), terça (12) e quarta-feira (13), pesquisadores do Observatório das Metrópoles, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) se reúnem na sede do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em Vitória, para a realização de um curso sobre a metodologia de pesquisa em comum da rede de pesquisadores.

O curso foi aberto na manhã de hoje, com uma palestra do coordenador nacional do Observatório das Metrópoles e professor titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR), Luís César de Queiroz Ribeiro. As atividades acontecem das 10h às 17 horas.

O Observatório das Metrópoles reúne 59 instituições dos campos universitário, governamental e não-governamental, sob a coordenação conjunta do IPPUR e da Federação dos Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE). Seus pesquisadores atuam em modo sistemático e articulado sobre os desafios metropolitanos colocados ao desenvolvimento nacional, tendo como referência a compreensão das mudanças das relações entre sociedade, economia, Estado e os territórios conformados pelas grandes aglomerações urbanas brasileiras. Resultados comparáveis permitem identificar tendências convergentes e divergentes entre as metrópoles, além da contextualização em pesquisas internacionais.

Desde Novembro de 2010, o Instituto Jones dos Santos Neves constitui o núcleo Vitória do Observatório das Metrópoles, reforçando seu papel como um órgão de apoio técnico ao Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit). As equipes do Instituto estão inseridas em três pesquisas: 1- Transformações recentes na organização do espaço urbano metropolitano de Vitória, coordenada por Adilson Pereira de Oliveira Júnior; 2 – Formas de provisão de moradia e seus impactos na reconfiguração espacial da metrópole, coordenada por Latussa Laranja Monteiro; 3 – Organização espacial do território e criminalidade violenta, coordenada por Pablo Lira.

De acordo com o coordenador de estudos territoriais do IJSN, Pablo Lira “a Região Metropolitana da Grande Vitória ocupa 3% do território estadual, abriga 48% da população capixaba e arrecada 65% do PIB do Espírito Santo. Neste contexto, entender suas potencialidades e deficiências, orientar seu crescimento demográfico e econômico, bem como sua influência no território estadual e nacional é de essencial importância para estabelecer as demandas por serviços voltados à população e por serviços complexos derivados de suas atividades econômicas”.

Assessoria de Comunicação – IJSN

Andressa Moreno