14/08/2014 12h20 - Atualizado em 21/03/2023 11h32

Grupo Executivo do Comdevit recebe representante do Convias SP

O Grupo Executivo do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit) recebeu esta semana o representante do Departamento de Controle de Uso de Vias Públicas (Convias) da cidade de São Paulo, Marcos Romano, em uma reunião ampliada, que contou com a presença de convidados de diferentes segmentos.

A ideia da reunião partiu da necessidade do grupo deliberar sobre as interferências das redes de serviços no sistema viário urbano da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), considerando que o tema ganha cada vez mais importância, no âmbito dos governos municipais e estadual, na medida em que cresce o volume de obras viárias realizadas na região.

O objetivo do encontro, portanto, foi possibilitar o debate técnico e a troca de informações, a partir da experiência exitosa do Convias na implantação de diferentes instrumentos de gestão das vias públicas.

Entre as ferramentas apresentadas estão: um protocolo eletrônico para aviso de início de obras, o mapeamento em base cartográfica de programas, projetos, os cadastros de micro e macro drenagem, bem como todas as informações sobre situações urbanas que possam interferir com as atividades do departamento, desenvolvimento do Sistema de Informações Geográficas de SIURB, revisão e atualizações de Leis e Decretos.

O Comdevit

O Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit) é composto por 17 membros, entre representantes do Governo do Espírito Santo, os prefeitos dos sete municípios da Região Metropolitana e três representantes da sociedade civil, indicados pela Federação das Associações de Moradores e dos Movimentos Populares do Estado do Espírito Santo (Famopes).

O presidente do Conselho é o Secretário de Estado de Projetos Especiais e Articulação Metropolitana, Álcio de Araújo. O Diretor Presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), José Edil Benedito, é o Secretário Executivo do Comdevit. O IJSN é o responsável pelo apoio técnico e de execução orçamentária e financeira ao Conselho, sob a coordenação, no âmbito do IJSN, da servidora Latussa Laranja Monteiro.

O Conselho tem como objetivo apoiar o desenvolvimento, a integração e a compatibilização das ações, estudos e projetos de interesse comum da Região Metropolitana (Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória), que concentra quase 50% dos habitantes do Estado, numa área que representa apenas 5% do território capixaba.

Larissa Linhalis

(27) 3636-8066 / 9 9998-9003