09/04/2015 15h28 - Atualizado em 21/03/2023 11h23

Crescimento da Indústria Extrativa reflete aumento no PIB trimestral do ES

Nesta quinta-feira (09), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou o Produto Interno Bruto (PIB) do quarto e último trimestre de 2014. Os resultados indicam um crescimento de 4,6 % do PIB acumulado no ano. Em valores correntes, o PIB estadual atingiu no quarto trimestre de 2014 o valor de R$ 33,2 bilhões totalizando no acumulado de quatro trimestres R$ 127,8 bilhões.

O desempenho positivo da economia capixaba é explicado pelo crescimento acelerado da Indústria Extrativa. Segundo a diretora presidente do IJSN, Andrezza Rosalém, a atividade, que cresceu +27,4% no último trimestre e +13,6% no ano, foi influenciada, sobretudo pela maior produção de minérios de ferro pelotizados ou sintetizados. “A inauguração da quarta usina pelotizadora da Samarco e da oitava usina da Vale foram fatores primordiais para estes resultados”, afirmou.

Resultados

Os resultados do Indicador de PIB no quarto trimestre de 2014 mostraram variações positivas em todas as bases de comparação temporal. Quando comparado ao quarto trimestre de 2013, a economia estadual avançou +7,2%, patamar próximo ao registrado no terceiro trimestre de 2014 (+7,8%). Já as taxas acumuladas em 2014, a expansão de +4,6% foi a maior registrada entre o primeiro trimestre de 2012 e o quarto trimestre de 2014.

Indústria Extrativa e Agropecuária

Uma análise mais detalhada das estatísticas recentes mostra uma vinculação do comportamento da economia estadual em relação ao desempenho da Indústria Extrativa, tanto pelo fato do setor representar quase um quarto do VAB da economia capixaba (24,8%) como pelo seu crescimento acelerado em 2014 (+13,6%) e no último trimestre do ano (+27,4%).

Para se ter uma ideia da influência da Indústria Extrativa sobre o resultado global, se não considerássemos o desempenho deste segmento no cálculo, a variação acumulada no ano seria de +1,4% e na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior seria de +0,5%. "Somente o desempenho da Indústria Extrativa representou mais de 80% do crescimento do PIB neste período" acrescentou o coordenador de estudos econômicos do IJSN, Victor Nunes Toscano.

Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, a Indústria Extrativa cresceu +27,4%, o melhor desempenho entre os trimestres de 2014, impulsionada pelo crescimento na produção de minérios de ferro pelotizados ou sintetizados. Como já foi dito pela diretora presidente do Instituto, esse comportamento é explicado pela intensificação da produção nas plantas de Tubarão VIII e Samarco IV.

Outro setor que também apresentou desempenho positivo foi o Agropecuário, com variação acumulada no ano de +10,4 %. Esse crescimento foi impulsionado pela Pecuária (13,2%) e pela Agricultura, Silvicultura e Exploração Florestal (9,1%).

Atividades em queda

Atividades importantes da economia capixaba declinaram. A Indústria de Transformação recuou -5,5% quando comparada ao trimestre anterior, influenciada pela queda dos setores de Fabricação de produtos alimentícios (-21,0%) e de Fabricação de produtos de minerais não metálicos (-6,1%).

Quando comparado aos dados anuais, a Indústria de Transformação também apresentou declínio, com -3,5%. A retração é explicada pela queda na produção de bombons e chocolates em barras contendo cacau, açúcar cristal, balas, pastilhas, chocolate branco e outros confeitos contendo cacau e carnes de bovinos frescas ou refrigeradas no setor de Fabricação de produtos alimentícios (-11,7%) e de bobinas a quente de aço ao carbono na atividade de Metalurgia (-3,4%).

O Comércio e Serviços de Manutenção e Reparação também apresentou retração em relação ao quarto trimestre do ano anterior influenciado pelo desempenho do Comércio Varejista Ampliado cuja queda foi de -4,3%. O mesmo movimento ocorreu no acumulado do ano, com retração de 2,4% e também influenciado pelo desempenho do Comércio Varejista Ampliado cuja queda foi de -3,9%, com expressiva retração das atividades de Veículos, Motocicletas, Partes e Peças (-8,2%) e Materiais de Construção (-5,5%).

Cenário nacional

O confronto entre as variações do Indicador de PIB do Espírito Santo e do Brasil no quarto trimestre de 2014 mostram que o desempenho capixaba ficou acima do nacional em todas as medidas de desempenho consideradas. A vantagem da atividade econômica estadual sobre a brasileira oscilou entre 1,4 pontos percentuais e 7,4 p.p.

O melhor desempenho da economia capixaba em relação ao país pode ser explicado pela diferença na estrutura produtiva do Estado, cuja Indústria Extrativa concentra 24,8% do Valor Adicionado Bruto (VAB). Enquanto no Brasil esse setor responde por 4,3%.

Metodologia

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no Espírito Santo, que refletem a economia do Estado. Os dados apresentados são resultado de um trabalho desenvolvido pelo Instituto, que desde 2009, com base na metodologia desenvolvida pelos consultores Bonelli, Bastos e Abreu, calcula o Indicador Trimestral de PIB.

Essa metodologia permite que PIB seja apresentado regularmente, antes da divulgação do PIB anual, produzido em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apresenta uma defasagem de divulgação de dois anos.

Assessoria de Comunicação do Instituto Jones dos Santos Neves

Betina Guimarães