O comércio varejista no Espírito Santo registrou expansão de 5,03% no volume de vendas em janeiro de 2012 em relação ao mês anterior. O resultado foi apresentado nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) na Resenha de Conjuntura “Pesquisa Mensal do Comércio Varejista do Espírito Santo – Janeiro de 2012”. Os dados são divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).
De acordo com a pesquisa, com os resultados obtidos no volume de vendas no período analisado, comparado ao mês anterior, o Estado se mantém pelo segundo mês consecutivo acima das taxas relativas ao Brasil, que registrou aumento de apenas 2,61% no volume de vendas. Na mesma base de comparação, considerando o desempenho dos estados da Região Sudeste, o Espírito Santo ficou acima de Minas Gerais - que teve aumento de 3,97% - e de São Paulo – que teve queda de 0,04% nas vendas. O grande fluxo de turistas no Estado, aliado às liquidações tradicionalmente realizadas pelos lojistas nessa época, contribuíram para impulsionar o consumo.
Segmentos
Com relação ao mesmo período do ano anterior (janeiro de 2011), a taxa de crescimento do setor varejista foi de 6,41%. Segundo o estudo, sete segmentos contribuíram para o resultado positivo no volume de vendas no varejo: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+38,22%); artigos de uso pessoal e doméstico (+21,77%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+10,88); tecidos, vestuário e calçados (+7,24%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+5,81%); móveis e eletrodomésticos (+4,66%); livros, jornais, revistas e papelaria (+2,25%). Em contrapartida, apenas o setor de combustíveis e lubrificantes apresentou variação negativa (-4,31%).
Varejo Ampliado
O varejo ampliado é composto por todos os setores do comércio varejista, acrescido das vendas de veículos, motos, partes e peças e de materiais de construção.
Nesses seguimentos complementares do varejo ampliado, o volume de vendas do setor de veículos, motos, partes e peças cresceu 2,35%, se comparado com janeiro de 2011, e 17,68% no acumulado dos últimos 12 meses. A venda de materiais de construção também apresentou bons resultados (+8,98% em relação a janeiro de 2011 e +10,81% no acumulado dos últimos 12 meses). Conforme aponta a pesquisa, como são segmentos que comercializam bens de valor elevado, podem ter contribuído para esse resultado a expansão do crédito para financiamentos e as reduções da taxa de juros. Isso porque, grande parte das vendas nesses setores é realizada a prazo, portanto, depende de crédito e tem relação direta com os juros.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis
comunicacao@ijsn.es.gov.br
TEL: (27) 3636-8066 / 9887-8488
Texto: Cristian Favaro