TD 60 - Tabela de Recursos e Usos e Matriz de Insumo-Produto do Espírito Santo - 2015

Texto para Discussão

A indisponibilidade de informações econômicas mais detalhadas aliada ao interesse por problemas econômicos em âmbito local e a necessidade de dar respostas a questões relacionadas com os efeitos das políticas regionais estão por trás do desenvolvimento de metodologias para a construção de Tabelas de Recursos e Usos (TRU) e Matrizes de Insumo-Produto (MIP) em nível subnacional no Brasil.

O principal objetivo das tabelas de recursos e usos, é a análise dos fluxos de bens e serviços e dos aspectos básicos do processo de produção através da estrutura de insumos e estrutura de produção de produtos por atividade e a geração da renda (IBGE, 2007). Dessa forma, a TRU além de permitir uma leitura mais detalhada da economia estadual pelas óticas da produção e da renda fornece informações sobre a ótica do dispêndio, que ainda não é mensurado no âmbito das Contas Regionais.

Este Texto para Discussão apresenta os passos realizados para a elaboração da TRU e da MIP do Espírito Santo e contempla os aspectos conceituais e os procedimentos metodológicos relacionados a TRU, bem como a análise dos seus resultados, além da metodologia de construção da Matriz de Insumo-Produto e a análise de seus resultados.

Tabela de Recursos e Usos (TRU)

A Tabela de Recursos e Usos (TRU) é uma representação das operações econômicas de um país ou região na qual são apresentados os principais agregados macroeconômicos, desde a perspectiva da produção, da geração de renda e das despesas realizados na economia, todas estas desagregados por atividades econômicas e produtos (bens e serviços).

Conforme definição do IBGE, o principal objetivo da TRU é a análise dos fluxos de bens e serviços e dos aspectos básicos do processo de produção por meio das estruturas de insumos e de produção de produtos por atividade e a geração da renda.

Matriz Insumo-Produto

Construída a partir da TRU, a Matriz Insumo-Produto é uma ferramenta de análise da estrutura econômica (oferta e demanda) de forma desagregada, que mostra a intensidade da interdependência entre atividades produtivas em relação aos insumos e produtos e a relação destas atividades com a demanda final.

A MIP mostra as relações intersetoriais da economia, o quanto cada atividade consome da produção das demais atividades e permite verificar a dependência de cada atividade em relação as demais. Esse sistema de dados consiste em uma matriz quadrada que apresenta ao longo de suas linhas e colunas os fluxos de insumos e produtos entre os principais setores de atividade da economia.

* Os arquivos do Texto para Discussão e a Matriz de Insumo-Produto foram atualizados em 31/03/2023.