TD 31 - Especialização Setorial, Vantagens Comparativas e Competitividade dos Municípios do ES

A partir da identificação da especialização setorial dos municípios do Espírito Santo, através de dados de emprego, este trabalho se propõe a analisar as vantagens comparativas de cada município bem como o grau de competitividade dos mesmos. Com isto, pretende-se levantar indícios acerca da distribuição espacial da estrutura produtiva no Estado. Os principais resultados referem-se à identificação de algumas transformações nas vantagens comparativas municipais entre 1999 e 2009. Além disso, verifica-se que a competitividade municipal não-agrícola em 2009 está concentrada, principalmente, na região metropolitana e entorno.