TD 01 - Modelo de Previsão para o Crescimento Anual do PIB do Espírito Santo

As políticas governamentais são em grande parte baseadas em uma avaliação de qual é a evolução passada, corrente e futura do nível de atividade — em geral representado pelo PIB — em determinada região ou estado da federação. Infelizmente os dados do PIB anual do estado do Espírito Santo, parte do sistema de Contas Regionais do IBGE, só estão disponíveis com uma defasagem de dois anos.

A metodologia apresentada a seguir propõe um modelo de previsão para o PIB anual do Espírito Santo capaz de permitir obter uma boa estimativa para o crescimento do PIB do estado para os dois anos anteriores ao ano corrente (de referência), para o ano corrente e para o ano seguinte ao ano corrente. Assim, ela pode permitir a divulgação de uma previsão para o crescimento do PIB estadual do ano em curso em meados do terceiro trimestre de cada ano.