Programa de Formação de Times de Alta Performance

O Programa de Formação de Times de Alta Performance é uma iniciativa do Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES), coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), no âmbito do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. O Programa é objeto do Acordo de Cooperação nº 001/2021 entre Governo do Estado do Espírito Santo (além do IJSN, também a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento e a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social) e o Instituto República (República.org).

O Observatório foi criado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, no Decreto nº 4551-R de 16 de dezembro de 2019, e tem por objetivo subsidiar ações estratégicas de controle e prevenção à criminalidade e à violência, especialmente as que compõem o Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

A República.org é um instituto filantrópico, apartidário, não corporativo, antirracista e 100% dedicado a melhorar a gestão de pessoas no serviço público do Brasil. Dessa forma, investe em projetos que nasceram com essa mesma finalidade, financiando iniciativas criadas por parceiros, instituições e pessoas que têm como objetivo desenvolver e valorizar os profissionais do setor público no país.

O Programa de Formação de Times de Alta Performance, dividido em três etapas, consiste em auxiliar membros do Governo do Estado do Espírito Santo no aperfeiçoamento de competências pessoais para a aplicação dos métodos de Policiamento Orientado à solução de Problemas (POP) e IARA (Identificação, Análise, Resposta e Avaliação), por meio da realização de diagnóstico situacional, treinamentos, acompanhamento e auxílio hands-on para as equipes de solução de problema formadas por Polícias Militares, Policiais Civis, Bombeiros Militares Técnicos e Gestores da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo.

Entende-se que qualquer ação do setor público passa pela valorização do profissional, com gestão de pessoas capaz de motivar o servidor, incentivando capacitações, reconhecimento de resultados e aperfeiçoando suas competências pessoais. Para que haja redução da criminalidade e aumento da confiabilidade na segurança pública, é fundamental a capacitação dos servidores públicos da área de segurança.

É por isso que o OSC/ES tem como um de seus valores o Desenvolvimento Humano, que busca aperfeiçoar, qualificar e desenvolver continuamente seu capital humano para acompanhar a rapidez das mudanças de mercado, segurança, dinâmica social e o desenvolvimento tecnológico, e seus projetos destacam a importância do servidor público, não só na execução de políticas públicas, mas também em seu planejamento.

Desta forma, neste Programa, propõe-se enraizar a cultura da valorização do agente público e estimular a capacitação técnica e formação de lideranças e de agentes solucionadores de problemas na área de segurança pública e cidadania que atuem como multiplicadores no estado do Espírito Santo.

Para isso, o Instituto República contratou a empresa Sapori Consultoria em Segurança Pública para realização das etapas 1 e 2 em 2022, pela “expertise da mesma na aplicação do método IARA, objetivo da proposta inicial prevista no Acordo de Cooperação”, cuja execução foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Diretor do Instituto República. Este relatório apresenta a execução destas etapas, enquanto a etapa 3 será realizada em 2023.

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard