Preditor do Abandono Escolar

A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento social e econômico de uma nação. No entanto, o abandono escolar é um dos principais desafios que gestores e educadores encontram normalmente no dia a dia.

Nesse contexto, é desenvolvido pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) o Preditor do Abandono Escolar, um produto da parceria "Estudos Educacionais" com a Secretaria de Estado da Educação (SEDU) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). O objetivo é desenvolver um novo modelo de predição de abandono escolar para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio de forma a permitir que a SEDU estabeleça rotinas de checagem a partir da utilização do modelo.

Esta publicação conta com o relatório de pesquisa elaborado em 2022, com os resultados alcançados nos estudos, e o pacote em R PreditorIJSN, acompanhado do manual. O pacote em R foi construído para auxiliar a gestão da SEDU e sintetiza ferramentas estatísticas necessárias para a análise e previsão do abandono escolar.

Disponibilizado de forma gratuita, o pacote poderá ser utilizado por outras escolas, cidades, municípios e estados. Dessa forma, viabiliza-se a expansão e o incentivo ao uso de sistemas de previsão do abandono escolar.

Ao utilizar o pacote, o usuário deverá citar da seguinte forma:

PEREIRA, Guilherme A. de A.; DEMURA, Kiara de Deus; NUNES, Iago C. PreditorIJSN. R package version 2.0.0.0000. 2023. Disponível em: https://ijsn.es.gov.br/publicacoes/relatorios/preditor-do-abandono-escolar. Acesso em: (DATA_ACESSO).

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard