Anuário Estadual da Segurança Pública

O Anuário de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo é uma compilação abrangente e detalhada dos dados estatísticos relacionados à segurança pública do Estado. Uma ferramenta valiosa que reflete o compromisso em lidar, de forma transparente e responsável, com os desafios relacionados à segurança.

Com a retomada do programa Estado Presente em Defesa da Vida, no ano de 2019, o Governo do Estado instituiu o Observatório da Segurança Cidadã (OSC), no âmbito do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), para fortalecer o sistema de acompanhamento de resultados e indicadores relativos a crimes no Estado do Espírito Santo.

Este núcleo de pesquisa trabalha alinhado ao Observatório da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESP), produzindo informações e dados que apoiam as tomadas de decisões dos gestores, desde o nível operacional, passando pelas ações das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs) e das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs), até o nível estratégico, em que são definidos os macro-objetivos do programa.

Este anuário é mais um produto inovador da mencionada rede, que fornece, de forma transparente, estatísticas, séries históricas e análises espaciais sobre crimes contra a pessoa e contra o patrimônio, ocorrências no trânsito, emergências atendidas pelos bombeiros militares, dentre outros tipos de evidências científicas que são essenciais para subsidiar a elaboração e aprimoramento de políticas de segurança pública, justiça criminal e áreas correlatas.

Toda a sociedade é convidada a explorar este documento, a fim de refletir sobre os dados apresentados e a se engajar em diálogos construtivos sobre a segurança pública em nosso Estado e no Brasil. Dessa forma, será possível fortalecer as medidas de prevenção, combate ao crime e garantia da segurança, construindo uma comunidade mais segura e resiliente para todos.

Para acessar o documento em formato flip, clique aqui.