NT 69 - Seleção de Grupo de Controle por Pareamento por Escore de Propensão: Ensaio com Método para Avaliação de Política Pública em Bairros do Espírito Santo

Nesta Nota Técnica, o método quase-experimental de seleção de grupo de controle por Pareamento por Escore de Propensão (ou Propensity Score Matching, em inglês) é aplicado a uma hipotética avaliação de impacto do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, importante política pública implementada no Espírito Santo a partir de 2011. O objetivo é mostrar, com dados e métodos econométricos, como a escolha do grupo de controle para uma avaliação do Programa Estado Presente pode ser feita ao nível de bairros quando esses não foram selecionados aleatoriamente. 

Para isso, este trabalho está dividido em mais seis seções além desta introdução: a próxima apresenta o Programa e a seguinte detalha o método. Na sequência, os dados utilizados para a seleção do grupo de controle são apresentados para, na seção seguinte, apresentar os resultados estimados, os bairros selecionados como grupo de controle e as respectivas análises. Por fim, as seções seis e sete trazem, nessa ordem, as considerações finais e as referências bibliográficas.

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard