NT 05 - A Nova Série do Produto Interno Bruto Estadual - 2002-2006. Avaliação dos Resultados

Em novembro de 2007 o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) divulgou, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e demais órgãos estaduais de estatística e planejamento, a nova série do Produto Interno Bruto (PIB) do estado do Espírito Santo, tendo como referência o ano 2002. Naquela oportunidade os dados divulgados referiam-se à série construída para o período 2002-2005, dentro da nova metodologia das Contas Regionais.

A relevância do trabalho está no preenchimento da lacuna de informações econômicas em caráter oficial, padronizadas e comparáveis, com recortes estaduais e municipais. São recorrentes as demandas por esse tipo de informação para: a construção de indicadores; a formulação de políticas públicas; as definições estratégicas dos agentes privados e estudos sobre a dinâmica dos desequilíbrios regionais que caracterizam a economia brasileira.

O presente documento visa avaliar e destacar as principais alterações metodológicas da nova série. Nessa perspectiva, traça a trajetória recente do crescimento econômico capixaba, com destaque para seus condicionantes externos, domésticos e locais, e analisa os resultados do PIB estadual para o período 2002-2006. A nova série será posteriormente retropolada até o ano de 1995, permitindo uma análise de longo prazo da evolução das economias estaduais.