Governo do Estado do Espírito Santo

NT 02 - A Evolução Recente da Classe Média no Espírito Santo

A presente nota técnica tem por objetivo apresentar a recente evolução do processo de redução das desigualdades e de inclusão social no Espírito Santo, com o foco na nova Classe Média.



Sendo este um dos maiores problemas enfrentado pelos sucessivos governos. A partir de 2001 iniciou-se um processo de redução das desigualdades alavancado pelo programa “Bolsa Família” do governo federal e mais tarde continuada pela renda advinda do trabalho (NERI, 2006 a). O índice de gini que em 2001 era de 0,59 em 2007 passou a 0,55. Demonstrando que a recente conjuntura econômica do país conseguiu aliar um robusto crescimento econômico com redução das desigualdades sociais e de renda.       


No que se refere ao Espírito Santo, a renda do trabalho foi a partir de 2005 o principal catalisador do processo de redução da desigualdade de renda. Observadas para tanto as modificações realizadas na administração pública, cuja estratégia de desenvolvimento promoveu resultados acima da média nacional e dinamizou toda e economia do estado.  

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard