O livro “Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana da Grande Vitória” apresenta os desafios enfrentados e as soluções propostas no projeto que originou a Lei Complementar Estadual nº 872/2017 e tornou a Região Metropolitana da Grande Vitória a primeira do Brasil a se adequar ao Estatuto da Metrópole (Lei nº 13.089/2015).

Dividido em quatro volumes, o livro é uma síntese do planejamento para os próximos 30 anos da RMGV, nas áreas de desenvolvimento econômico, mobilidade urbana, meio ambiente e ordenamento territorial

O Plano foi coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), que exerce a secretaria executiva do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit). Elaborado em parceria com Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapes), o PDUI é fruto do trabalho de diversas equipes do Governo, dos municípios e da sociedade, e se firma como importante instrumento legal, em processo permanente de planejamento, para o desenvolvimento metropolitano.