Governo do Estado do Espírito Santo

50 anos de IJSN: ciência e inovação na construção do futuro do Espírito Santo

Em 2025, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) completa 50 anos de contribuição estratégica ao Espírito Santo. Criado em 1975, o Instituto nasceu com uma missão desafiadora e visionária, a saber, produzir conhecimento aplicado para orientar políticas públicas que melhorem a vida da população capixaba. Meio século depois, essa missão segue mais viva e essencial do que nunca.

O IJSN foi pioneiro em transformar dados em conhecimento e inteligência para orientar decisões estratégicas. Em um Estado que enfrentava profundas desigualdades regionais, o Instituto ajudou a revelar o Espírito Santo que a ausência dos números escondia. Com o IJSN o ES passou a conhecer melhor as dinâmicas populacionais, os contrastes sociais, as vocações econômicas, os territórios invisibilizados, potencialidades e desafios do território capixaba. Ao longo do tempo, consolidou-se como referência em planejamento, avaliação de políticas públicas, estudos socioeconômicos, segurança cidadã e desenvolvimento territorial.

Mas o IJSN não se limitou a interpretar o presente. Ele projetou o futuro, com contribuições na elaboração dos três ciclos de planos de desenvolvimento de Estado de longo prazo: ES2025, ES2030 e ES500. Foi com base em seus estudos que surgiram políticas estruturantes nas áreas de segurança pública, educação, saúde, inovação, mobilidade urbana, logística, meio ambiente e desenvolvimento regional. O sistema mapeamento dos Investimentos Anunciados, Núcleo Regional da rede nacional do Observatório das Metrópoles, Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, Observatório da Segurança Cidadã, uso de drones para o mapeamento de áreas de risco geológico, uso de Inteligência Artificial para reduzir o abandono escolar e o Geobases são exemplos do seu legado transformador.

Mais do que produzir análises, o Instituto ampliou sua atuação para a formação de gestores públicos e técnicos. Nos últimos anos, mais de mil profissionais estratégicos foram capacitados em análise criminal, avaliação de políticas públicas, políticas urbanas, estatísticas sociais e geotecnologias, fortalecendo a capacidade institucional do Estado capixaba.

A celebração dos 50 anos do IJSN é também um momento de olhar adiante. Vivemos uma era de transformações aceleradas: mudanças climáticas, transição demográfica, revolução digital e novas dinâmicas urbanas e metropolitanas. Nesse cenário, a ciência aplicada se torna ainda mais estratégica para antecipar tendências, reduzir desigualdades e promover inclusão produtiva.

Com um time técnico altamente qualificado, articulação interinstitucional e compromisso público, o Instituto segue preparado para ser farol do desenvolvimento sustentável do Espírito Santo, que se consolidou como um estado luz no Brasil. O futuro será de quem planeja com base em evidências e o IJSN continuará sendo a bússola que orienta esse caminho. Um patrimônio intelectual e científico dos capixabas.

Mais que um aniversário, os 50 anos do IJSN representam um compromisso renovado com as próximas 5 décadas. Porque planejar o futuro é, acima de tudo, um ato de responsabilidade com as próximas gerações. Viva ao nosso simpático e inteligente cinquentão, o querido Instituto Jones!


Pablo Lira é Doutor em Geografia, Diretor-Presidente do IJSN, servidor da carreira de EPPGG e Professor da UVV

    2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard