17/01/2019 18h21 - Atualizado em 21/03/2023 09h29

Workshop debate os rumos da educação capixaba

Resultados e rumos da educação capixaba foram debatidos na manhã desta quinta-feira (17), em workshop realizado no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Trata-se de uma reunião de trabalho conjunta entre representantes da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e técnicos do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e demais áreas de atuação do instituto. O encontro contou ainda com a colaboração da capixaba, mestre e doutora em filosofia e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas, Viviane Mosé, referência nacional no tema.


Os trabalhos foram acompanhados pelo diretor-presidente do IJSN, Luiz Paulo Vellozo Lucas, pelos diretores Eduarda La Rocque (Estudos e Pesquisas) e Pablo Lira (Administrativo) e pela subsecretária de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Ângela Merícia Cavati.


O coordenador do núcleo de educação do IJSN, Magnus de Castro, apresentou as pesquisas que estão sendo feitas pelo núcleo, como as avaliações qualitativa e de impacto do programa Escola Viva, a avaliação de impacto do programa Nossa Bolsa e o preditor de abandono escolar.


Em seguida, Viviane Mosé falou sobre aspectos histórico-culturais e, sobretudo, sobre os atuais desafios da educação brasileira, além de suas experiências em educação por todo o país e no Estado do Espírito Santo, tendo atuado como consultora sênior na reformulação curricular da rede estadual de educação e na reestruturação da rede municipal de Cachoeiro de Itapemirim.


Ela defendeu a importância do protagonismo do aluno no ambiente escolar e o papel do professor enquanto articulador e condutor de um processo de desenvolvimento humano e intelectual que ultrapassa a barreira das quatro paredes das salas de aula.


“Para um conteúdo ser significativo, ele tem de ser contextualizado. É preciso saber o que eles (alunos) precisam, aproximar a escola da vida, do mundo. Não importa o que eu ensino, importa o que o aluno aprende. É necessário desenvolver a autonomia do aluno, o pensamento crítico. Eles precisam pensar e, para pensarem, tem que ter contexto”, argumentou.


Viviane destacou ainda que considera excelente a qualidade da educação brasileira e capixaba, citando exemplos de cases de sucesso. “O que precisa ser aprimorada é a metodologia”.


A subsecretária da Sedu, Ângela Merícia Cavati, elogiou a iniciativa do IJSN em promover o debate e o fato das avaliações perpassarem as relações humanas em torno da educação. Sobre o constante aprimoramento das metodologias, destacou: “O papel do Instituto Jones é fundamental neste processo. Os pesquisadores daqui (Instituto) são profissionais de excelência e esse trabalho conjunto (Sedu e IJSN) não tem como dar errado. Nós começamos de forma extremamente positiva”.


O diretor-presidente do IJSN, Luiz Paulo Vellozo Lucas, garantiu que reuniões de trabalho conjuntas, como a realizada nesta quinta-feira (17), serão frequentes e abordarão temas das diferentes áreas de atuação do Governo. “Queremos atuar ativamente e contribuir para o desenvolvimento capixaba. É nosso papel subsidiar a Sedu e o Governo como um todo na avaliação, monitoramento e elaboração de políticas públicas que garantam entregas relevantes aos capixabas”, finalizou.


 IMG 20190117 WA0002IMG 20190117 WA0002  WhatsApp Image 2019 01 17 at 8.32.08 PMWhatsApp Image 2019 01 17 at 8.32.08 PM


 


Informações à imprensa:


Assessoria de Comunicação do Instituto Jones dos Santos Neves – IJSN


Larissa Linhalis


(27) 3636-8066 / (27) 99892-5291


comunicacao@ijsn.es.gov.br


 


 

Tópicos:
Notícias
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard