28/05/2013 17h12 - Atualizado em 20/03/2023 15h59

Vice-governador abre a terceira reunião do Plano ES 2030 da Região Metropolitana

O campus da Faculdade UCL, em Manguinhos, na Serra, sediou a terceira prévia do Plano ES 2030 da Região Metropolitana. O encontro foi na última sexta-feira (24) e reuniu cerca de 50 participantes.

A oficina contou com as presenças do vice-governador, Givaldo Vieira, do secretário Estadual de Projetos Especiais do Governo do Estado, José Eduardo Azevedo, do prefeito do município, Audifax Barcelos, vereadores, técnicos do Governo e do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), membros do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), além de empresários e representantes de instituições de ensino e de grandes empresas, como a Arcelor Mittal, Findes e Sebrae.

A Serra é o maior município da Região Metropolitana, o mais populoso com 430 mil habitantes, tendo um passivo de112 mil pessoas sem emprego e renda dependendo de programas federais de transferência de renda, como o Bolsa Família. Outro sério problema é que a região tem o maior índice de homicídios dolosos. Temas que geraram grande debate e preocupação entre os participantes.

Após os debates propostas estruturantes foram elencadas para que numa visão de futuro a Serra se torne o melhor lugar para se viver e investir, referência positiva consolidada e estratégica na área de desenvolvimento com inclusão social, excelência em gestão empresarial, gestão pública, desenvolvimento humano com sustentabilidade, além ser um lugar acolhedor, com igualdade de oportunidades.

O município detém a segunda maior economia do Espírito Santo, além de possuir o maior parque industrial do Estado. Mas, apesar desses pontos considerados fortes e importantes para o crescimento da região, os participantes apontaram diversos problemas que estão impactando este crescimento como, por exemplo, a falta de fortalecimento tributário para consolidar o perfil industrial do município.

Entre os principais projetos propostos estão melhorias na mobilidade urbana de conexão do município com a região metropolitana da Grande Vitória, com ampliações e reforma da malha viária urbana; ampliação da BR 101; construção do contorno do Mestre Álvaro, além da solicitação da terceira via de ligação com Vitória, através da área da Vale; elaboração de plano de desenvolvimento integrado à região metropolitana; construção de uma agenda de Ciência, Tecnologia e Inovação, aproveitando os recursos já existentes tanto empresariais como as instituições de ensino sediadas no município; fortalecimento da piscicultura, do agronegócio e agroturismo na área do Mestre Álvaro.

A necessidade de aproveitar a BR 101, que corta o município, como a avenida principal da Serra a partir de um planejamento urbano combinado com o desenvolvimento viário previsto para a região também foi levantada pelos participantes, assim como, a implantação de uma política regional de segurança pública.

Para o prefeito Audifax Barcelos o município convive com baixa arrecadação de impostos, gerando grandes perdas do ponto de vista econômico. “Esses debates precisam do envolvimento da sociedade, porque os resultados obtidos passam a pertencer à comunidade e não ao Governo do Estado, empresariado ou a qualquer outro grupo. É isso que faz a diferença. A sociedade estará cobrando pelos avanços que foram planejados”, afirmou. Ainda segundo ele, o planejamento a longo prazo é muito importante, pois só assim se consegue firmar compromissos que futuramente se transformarão em resultados.

De acordo com o diretor de Marketing da UCL e também presidente da Associação dos Empresários da Serra (ASES), Sandro Lobato, a participação do setor empresarial é de fundamental importância para que se possa garantir um ambiente saudável com prosperidade para os negócios. Sandro, que também é membro do Comitê Temático de Inclusão Social, do Espírito Santo em Ação, reforça que ao realizar esse tipo de debate, o Plano de Estado passa a ser de toda a sociedade, o que permite participar e contribuir com o processo. “A própria Ases já trabalha com planejamento, pensando o futuro das empresas e da própria organização. Só assim identificamos os gargalos existentes que impedem nosso crescimento, entre eles, segurança, instabilidade de impostos, e de como vamos poder vencer esses desafios”.

O vice-governador, Givaldo Vieira, fez questão de frisar que o debate sobre o Plano ES 2030, realizado em todas as microrregiões do Estado, é uma discussão que visa à proposição de projetos para uma intervenção qualificada pelos órgãos estaduais e a iniciativa privada durante os próximos 17 anos.

“O Plano ES 2030 é uma oportunidade de pensar o Espírito Santo nos próximos anos de uma maneira participativa. Por isso, o Governo está extremamente satisfeito com a compreensão clara da sociedade civil organizada, dos representantes dos municípios e dos empresários, de que é importante pensar a urgência de propostas e, ainda, ações imediatas, como também o futuro do nosso Estado” finalizou o vice-governador.

O ES 2030 é uma realização do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), Espírito Santo em Ação e Petrobras, com o apoio técnico da consultoria DVF.

Participe

Por meio do endereço www.es2030.com.br/participe qualquer pessoa pode contribuir enviando sugestões, ideias, críticas e documentos que possam auxiliar na formulação do Plano. O site também permite acompanhar a agenda de trabalho do projeto, bem como a atualização de notícias.