Já nas vendas do mês de abril de 2010 comparadas com o mês de março deste mesmo ano houve recuo de -5,3%, na série livre de influências sazonais. Desempenho este influenciado principalmente pela retração nas vendas dos seguintes segmentos: Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-15,1%), Móveis e eletrodomésticos (-5,1%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-3,8%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,2%). Ainda que o resultado tenha sido negativo, é importante ressaltar o crescimento nas vendas de Tecidos, vestuário e calçados (+2,7%) e de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+2,1%), o que contribuiu para atenuar o resultado.
No que diz respeito ao comércio varejista ampliado, também houve queda de -11,0% no mês de abril em comparação a março, descontados os efeitos sazonais. Por outro lado, a comparação com o mês de abril de 2009 demonstra expansão de +25,0% nas vendas do varejo ampliado local, notadamente acima da média nacional (+12,7%). Nesse período, o desempenho estadual foi favorecido pela elevação nas vendas de Veículos, motocicletas, partes e peças (+45,6%) e de Materiais de construção (+28,4%). Estes resultados garantiram ao Espírito Santo a terceira posição no ranking nacional, atrás somente de Tocantins (+35,7%) e Rondônia (+29,1%).
Para a receita nominal de abril, as vendas do comércio varejista estadual registraram alta de +12,4% frente ao mesmo mês de 2009. No comércio varejista ampliado, a alta foi de +27,9% ante o mesmo mês de 2009, impulsionada pela elevação de +45,5% na receita auferida pelos segmentos de Veículos, motocicletas, partes e peças.
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