Na comparação com o mês de agosto de 2009, o comércio varejista local registrou expansão de +9,0% no volume de vendas, impulsionado pelo crescimento generalizado entre os segmentos pesquisados, com exceção de Combustíveis e lubrificantes (-2,5%). Esse resultado esteve ancorado principalmente no desempenho dos segmentos de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (+8,0%), Móveis e eletrodomésticos (+2,8%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (+30,0%) e Tecidos, vestuário e calçados (+12,6%). Cabe registrar também a expansão nas vendas de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+87,9%), o que representa o melhor resultado desde o mês de abril de 2008.
No que diz respeito ao comércio varejista ampliado, o crescimento foi de +1,2% no volume de vendas em comparação ao mês de julho, na série livre de influências sazonais. Nessa base de comparação, destaca-se a elevação nas vendas do segmento de Veículos, motocicletas, partes e peças (+3,2%), após ter registrado queda no fechamento do mês anterior (-8,5%). Quando comparado ao mês de agosto de 2009, o varejo ampliado local contabilizou expansão de +18,9%, favorecido pela elevação nas vendas de Veículos, motocicletas, partes e peças (+26,9%) e de Materiais de construção (+32,3%).
Em agosto, a receita nominal de vendas do comércio varejista estadual obteve crescimento de +13,2% frente ao mesmo mês de 2009, revelando um valor superior àquele verificado em nível nacional (2,1%). No caso do comércio varejista ampliado, a receita nominal de vendas registrou alta de +23,7% na comparação com agosto de 2009, acima da média nacional que registrou alta de+16,3%.