Governo do Estado do Espírito Santo
10/10/2025 17h16 - Atualizado em 10/10/2025 17h20

Trabalho e rendimento no Espírito Santo são destaques na publicação IJSN no Censo 2022

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) disponibiliza novas análises do Censo Demográfico 2022, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), com foco nos temas trabalho e rendimento. A publicação elaborada pelas coordenações de Estatística e de Economia do IJSN, faz parte da série IJSN no Censo.

Os dados revelam um panorama detalhado sobre a inserção da população capixaba no mercado de trabalho e a distribuição de renda no Estado, permitindo comparações com o cenário nacional e entre os municípios capixabas.

De acordo com o levantamento, 56,8% das pessoas com 14 anos ou mais de idade estavam ocupadas no Espírito Santo em 2022, percentual superior à média nacional (53,5%). Entre os ocupados capixabas, 31,98% eram homens e 24,85% mulheres. Na análise dos municípios, Domingos Martins (67,97%) foi a cidade que registrou o maior percentual de pessoas ocupadas no período, seguida de Santa Maria de Jetibá (67,5%) e Irupi (66,11%).

O estudo também apontou que, no Espírito Santo, 34,5% da população com 14 anos ou mais que estavam ocupadas recebiam até um salário mínimo — percentual próximo ao do Brasil, que foi de 35,3%. O rendimento nominal médio mensal de todos os trabalhos no Espírito Santo foi de R$ 2.718,00, levemente abaixo da média nacional, que atingiu R$ 2.850,64.

O Censo 2022 também apresentou os percentuais de pessoas ocupadas, com 14 anos ou mais de idade, analisando as categorias: Conta própria (sem empregado), Empregado de Empresas estatais, Empregado no setor privado, exclusive trabalhador doméstico, Empregador (com pelo menos um empregado), Militar do Exército, da Marinha, da Aeronáutica ou Corpo de Bombeiros Militar, e a categoria de Trabalhador doméstico.

Nesta análise o Espírito Santo registrou o 4º maior percentual (3,68%) entre as Unidades da Federação (UFs) das pessoas ocupadas na categoria. Empregador (com pelo menos um empregado).

“Esse dado sobre a categoria Empregador, assim como a categoria por Conta própria, na qual o Estado registrou 28,52%, evidenciam a força que o empreendedorismo tem no Espírito Santo. Isso é reflexo de uma gestão voltada para o fortalecimento do ambiente de negócios, com políticas de incentivo à inovação, qualificação, formalização e ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas”, destacou o diretor de integração do Instituto Jones dos Santos Neves, Antonio Rocha,

A publicação, IJSN no Censo Trabalho e Rendimento, ainda apresenta dados referentes à massa de rendimento nominal mensal de todos os trabalhos, à distribuição de renda com o Índice de Gini, massa de rendimento nominal mensal domiciliar per capita, além de detalhar os dez municípios capixabas com maiores e menores índices em cada uma das variáveis analisadas, permitindo compreender as disparidades regionais e os padrões de renda e ocupação em todo o território estadual.

Acesse a publicação completa no link: https://ijsn.es.gov.br/sinteses/ijsn-no-censo-2022 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard