17/04/2013 14h29 - Atualizado em 21/03/2023 10h46

Terceira Oficina do ES 2030 reúne sociedade civil organizada do Nordeste capixaba em São Mateus

A Oficina Regional reuniu, nesta quinta-feira (11), na Faculdade Vale do Cricaré, em São Mateus, um público diversificado. Participaram representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), das áreas cultural e social da região, dos setores públicos municipais da saúde e educação, estudantes e diretores da Faculdade Norte Capixaba (Unisan) e do Ifes.

O encontro contou também com participantes do Sebrae, do Sicoob de Boa Esperança, São Mateus, Pinheiros, Montanha e Jaguaré, de técnicos do Bandes, da diretoria regional da Federação das Indústrias ( Findes) e técnicos do Incaper e do IDAF

Antes de começar a debater e pensar sobre o futuro do Espírito Santo até 2030, os presentes receberam  informações repassadas pelos facilitadores e idealizadores do Plano de Desenvolvimento a longo prazo 2030.

O professor e economista, Orlando Caliman, abriu as apresentações informando a todos que o Governo do Estado e a Organização Espírito Santo em Ação estão propondo, com esta iniciativa, um debate com a sociedade que vai nortear e orientar as ações e intervenções para a proposição de projetos públicos e privados já a partir do orçamento estadual de 2014 e até o ano de 2030.

“Sugestões e propostas feitas hoje são tijolos para a construção deste futuro e podem influir já no orçamento de 2014”, afirmou Caliman.

O técnico do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lyra, ao informar os dados econômicos, populacionais e demográficos do Estado, deixou claro na sua explanação que o Plano ES 2030 prevê caminhos que serão traçados e percorridos pela coletividade com a projeção de oportunidades para as 10 microrregiões do Espírito Santo.

“As transformações que vêm ocorrendo na dinâmica demográfica e socioeconômica da microrregião Nordeste implicarão em políticas públicas, principalmente nas áreas de saúde e bem estar, para a população com mais idade, pois já é notado nesta região um processo de envelhecimento de seus habitantes”, afirma Pablo.

A professora Ângela Morandi mostrou a diversidade da microrregião Nordeste. Dos nove municípios, São Mateus se destaca como polo econômico com forte influência sobre os municípios fronteiriços da Bahia e Minas Gerais.

A microrregião tem uma população de 254 mil habitantes, com São Mateus sendo o município mais populoso e mais urbano com 109 mil habitantes. Os outros ocupam a faixa entre 20 e 30 mil habitantes, existindo, ainda, localidades totalmente rurais.

Essa diversidade apresentada contribuiu para um rico debate nos grupos de trabalho de onde saíram inúmeras propostas que podem viabilizar ações que proporcionarão uma melhor qualidade de vida para a população, através da implantação de projetos geradores de emprego e renda, com a preservação da cultura, da história e do meio ambiente da microrregião Nordeste.

“A sociedade civil organizada tem de estar inteirada dos planejamentos e projetos para o Espírito Santo. No nosso caso, temos de estar presentes e atentos aos projetos voltados ao meio rural para saber se estas ações poderão ou não impactar as comunidades agrícolas, as famílias do campo. Vejo um aspecto positivo neste debate,  porque precisamos que  o desenvolvimento leve em consideração o meio rural, pois o Espírito Santo tem como característica as pequenas propriedades rurais que devem ser olhadas com mais atenção pelas políticas públicas estaduais”, disse Dorizete Cosme, membro da Coordenação Estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

O setor cultural, envolvendo as artes cênicas, a história e a preservação do patrimônio histórico da microrregião trouxe um processo de debates e propostas na área da economia produtiva.

“Normalmente, o setor cultural recebe poucos recursos e atenção. Como sou uma pessoa com esperanças, espero que os governantes entendam a importância da cultura para o resgate da cidadania, com retorno na geração de emprego e renda, apesar de investimentos a baixo custo. Existe hoje no nosso país uma nova dinâmica social que os políticos têm de perceber rapidamente, pois o Espírito Santo não é só boi e pimenta”, declarou Oscar Ferreira, bacharel em Direito e artista cênico.

“O planejamento estratégico é sempre muito importante. O plano ES 2030 vai contribuir para inserir o Espírito Santo nos cenários nacional e internacional, vencendo os desafios e tornando o Estado mais competitivo. Paralelo ao planejamento seria interessante que, simultaneamente, houvesse uma readequação da estrutura organizacional do Governo para atender ao conjunto de ações propostas ao final do Plano de Desenvolvimento. Casando as duas estratégias teremos condições de pleno sucesso ao final dos trabalhos”, ressaltou Luiz Fernando Lorenzoni, secretário de Planejamento e Desenvolvimento de São Mateus e representante no evento do prefeito da cidade, Amadeu Boroto.

“Acho que o ES 2030 é um novo projeto que vem consolidando a tradição do Espírito Santo de refletir sobre o futuro. O Estado é referência no Brasil nesta ação e o ES 2030 mostra compromisso do Governo e da sociedade em fazer um projeto a muitas mãos, não ficando somente por conta do Governo. Planejamento é uma reflexão que sempre precede a ação, pois refletir é apenas um sonho, mas agir sem refletir pode se tornar um pesadelo. Por isso, estou muito motivado com o projeto, orgulhoso com o que já fizemos e ansioso com que podemos fazer”, declarou Luiz Paulo Vellozo Lucas, assessor do Bandes e representante do Governo do Estado.

E você também pode contribuir com o Plano de Desenvolvimento ES 2030, através do site http://www.es2030.com.br//participe.html Mande seu recado ou colabore enviando um documento.