28/08/2012 20h00 - Atualizado em 20/03/2023 15h49

Sociedade capixaba debate Desenvolvimento Regional do Espírito Santo

O “Desenvolvimento Regional para a Integração Nacional” foi o tema da Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional do Espírito Santo, cujos debates se realizaram durante toda a terça-feira (28), na Universidade Federal do Espírito Santo.

Sociedade civil, setor público estadual e municipal, instituições de ensino, pesquisa e extensão e setor empresarial discutiram em conjunto o tema, segundo quatro eixos temáticos, que foram debatidos em painéis.

Pela manhã, no painel Desigualdades Regionais e Critérios de Elegibilidade, o diretor de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Jorge Abrahão, apresentou dados da situação social no ES e mostrou também onde o Estado tem avançado. O crescimento anual da renda no Espírito Santo foi de 3,4%, enquanto a média nacional foi de 2,7%.

A taxa de pobreza extrema no Estado diminuiu 5%. No Brasil, a redução do percentual foi de 4,3%. Também participaram do debate o coordenador-geral de Estudos e Pesquisas de Desenvolvimento da Sudene, Adonis Oliveira, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Márcio Felix.

Já no painel Governança e os Critérios de Elegibilidade, o assessor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Henrique Villa da Costa Ferreira, falou sobre o tripé básico para o desenvolvimento regional: a geração de oportunidades de emprego e renda; a ampliação da capacidade instalada de empreendimentos, pessoas qualificadas e de infraestrutura; e a organização social, com mecanismos de governança, “empoderamento” e participação social. Também participaram do debate o coordenador de produtos da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, Renato Balbim, , e Daniel Rocha, do Líderes do Amanhã.

No período da tarde, o técnico da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, Albino Alvarez, defendeu um desenvolvimento estadual sustentável. O pesquisador participou do painel Vetores de Desenvolvimento Regional Sustentável e apontou os desafios do Espírito Santo quanto aos seus recursos naturais. “O Espírito Santo é rico em recursos naturais e já tem feito a lição de casa em políticas de resíduos sólidos. Tem plena capacidade de promover um desenvolvimento sustentável ainda mais avançado do que em outros Estados”.

Foi discutido ainda o tema Financiamento do Desenvolvimento Regional Sustentável, que debateu as necessidades de crédito para custear as ações, financiamento e incentivos com foco nos déficits de desenvolvimento das regiões. Participaram do debate o secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Navarro, o diretor substituto de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, Claudio Amitrano, e o secretário de Estado de Projetos Especiais e Assuntos Metropolitanos, José Eduardo Azevedo.

Após os painéis, os eixos temáticos foram divididos em subtemas de interesse do Espírito Santo, nas quais os participantes puderam interagir de forma mais direta. Ao todo foram 15 mesas de trabalho.

Delegados
Ainda nesta quarta-feira (28) foi realizada a votação dos delegados que irão representar o Espírito Santo nas etapas Macrorregional e Nacional da conferência. Os delegados são divididos segundo determinação do regimento da Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional, sendo: três da sociedade civil; três do poder público; dois do setor empresarial; e dois de instituições de ensino superior, pesquisa e extensão.

Encerramento
Nesta quarta-feira (29), será o encerramento da conferência, com a validação de princípios e diretrizes capixabas. Esses itens serão levados para a etapa macrorregional para votação e, posteriormente, para uma etapa nacional da conferência. O objetivo último é a elaboração de uma nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional. A conferência é mais uma oportunidade para que o Espírito Santo leve ao âmbito regional e nacional suas prioridades no que tange ao tema desenvolvimento regional.

Larissa Linhalis

Com colaboração da Assessoria do IPEA