19/01/2012 18h04 - Atualizado em 21/03/2023 10h22

Situação Social do Espírito Santo é apresentada em estudo do Ipea

O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, esteve no Espírito Santo nesta quinta-feira (19) para apresentar o documento “Situação Social dos Estados”, elaborado pelo Ipea. Pochmann expôs os índices referentes ao Estado em diferentes áreas de interesse das políticas sociais. O Espírito Santo foi o primeiro Estado no qual o estudo, que abrange todas as unidades da federação, foi apresentado.

O evento aconteceu no auditório do Instituto Jones dos Santos Neves. Estiveram presentes o secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos em exercício, Marcelo Pimentel, além de representantes de prefeituras municipais, demais secretarias de Estado, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e das superintendências regionais da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Brício Alves dos Santos Júnior, e federal de Agricultura no Estado.

Foram apresentados índices de demografia, previdência social, pobreza e desigualdade, saúde, seguridade, trabalho e renda, educação, cultura, saneamento e habitação.

Durante a exposição do estudo, o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, destacou o avanço do Estado nos índices referente à extrema pobreza. “O Espírito Santo reduziu mais rápido, entre 2001 e 2009, a extrema pobreza, se comparado ao Sudeste e à média nacional. O dado no Espírito Santo caiu 67,5% nesse período, enquanto no Sudeste a queda foi de 58,7% e o Brasil registrou 51% a menos vivendo em pobreza extrema”, pontuou. Pochmann avalia que a elevação da renda no campo foi fundamental para esse fator.

Segundo o estudo do Ipea, em 2001, 9,9% da população do Espírito Santo vivia em pobreza extrema (pessoas com renda per capta inferior a R$ 67,07 por mês), em 2009 eram 3,2%. Já no Sudeste o dado saiu de 5,6% para 2,3% e, no Brasil de 10,5% para 5,2% no mesmo período.

O Diretor Presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, José Edil Benedito, destacou a importância das questões sociais na elaboração das políticas publicas e a preocupação do Governo do Espírito Santo na área. “Nossas prioridades são o social e o equilíbrio regional. Um dos focos do Governo é o desenvolvimento regionalmente equilibrado, com inclusão social”.

O estudo inédito do Ipea traz ainda dados estatísticos de 34 indicadores, referentes aos anos de 2001 a 2009.

Saiba Mais:

O Ipea é uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, cujas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros.

Para mais informações, acesse o site do Ipea clicando aqui.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do IPEA