O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) participou, por meio do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (SiMAPP), do 1º Congresso do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), realizado em Brasília, entre os dias 06 e 08 de maio.
Com o tema “Reconstrução do Planejamento Nacional”, o evento reuniu gestores públicos, especialistas e pesquisadores de todo o País, com o objetivo de incentivar a cooperação entre os entes federativos, além de promover a troca de experiências, inovações e soluções estratégicas voltadas ao fortalecimento do planejamento e do orçamento públicos em prol do desenvolvimento nacional.
Estiveram presentes as ministras do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Representando o Instituto Jones dos Santos Neves, a pesquisadora Amanda Koffer, apresentou dois artigos. Os temas abordados foram: “A regulamentação do Programa de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (PM&APP) para o fortalecimento das ações do SiMAPP na gestão pública” e “Desafios para a incorporação das ações de M&A nos ciclos de planejamento e orçamento: experiência do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas do Espírito Santo (SiMAPP)”, esse último desenvolvido em parceria com a Subsecretária de Estado de Orçamento, Juliani Nunes Campos Johanson.
Segundo Amanda Koffer, o SiMAPP é uma iniciativa inovadora que reflete o esforço conjunto de diversos agentes públicos e privados, sob a coordenação do Instituto. O sistema representa um avanço significativo na institucionalização da cultura de avaliação na gestão pública estadual.
Ela explicou que o SiMAPP integra o Grupo de Trabalho de Monitoramento e Avaliação (M&A), criado a partir do acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan). O grupo tem como foco a análise contínua de políticas públicas e programas de governo em cada estado, garantindo o alinhamento com o planejamento estratégico e o Plano Plurianual (PPA).
A pesquisadora também destacou como os resultados das pesquisas conduzidas pelo IJSN têm influenciado diretamente o planejamento e o orçamento do Espírito Santo. “Além do SIMAPP, apresentamos o impacto concreto que nossas análises têm gerado na formulação das políticas públicas do Espírito Santo. Os resultados alcançados reforçam o acerto das nossas estratégias e a crescente valorização do IJSN em diferentes esferas. O evento consistiu em uma ótima oportunidade para não somente exportar as metodologias e pesquisas que temos desenvolvido, mas também para aprender com a experiência de outras realidades, a fim de aprimorar cada vez mais a geração de evidências para subsidiar nossas políticas públicas”, afirmou Amanda Koffer.
Para saber mais sobre como foi o congresso, acesse: https://www.congressoconseplan2025.com.br/
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br