Governo do Estado do Espírito Santo
13/02/2026 11h40

SiMAPP realiza primeiros encontros de 2026 dos Grupos Executivos

Durante esta semana, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), por meio do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (SiMAPP) realizou os primeiros encontros dos Grupos Executivos para acompanhamento das pesquisas de monitoramento e avaliação.

Foram três dias de reuniões e seis pesquisas apresentadas: Análise dos Serviços de Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; Análise Executiva da Estratégia de Mitigação do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas; Monitoramento de Políticas Públicas Esportivas e Planejamento Estratégico no Contexto da Lei Geral do Esporte; Avaliação do Programa Escola em Tempo Integral, Analise Executiva do Programa Qualificar ES e Impacto do Programa Estado Presente em Defesa da Vida na Taxa de Homicídios do Espírito Santo.

A apresentação da pesquisa sobre o Estado Presente em Defesa da Vida fez uma de suas últimas entregas no encontro de acompanhamento. Na ocasião, o coronel RR Antônio Marcos de Souza Reis, secretário executivo do Programa Estado Presente em Defesa da Vida destacou que os levantamentos feitos por meio da análise da pesquisa, já têm sido utilizados como referência em novas produções sobre o Estado Presente. 

“O programa Estado Presente não é mais uma política de governo, e sim uma política de Estado, e como política de Estado ele precisa evoluir, uma evolução que precisa ser constante; ser registrada, assim como Instituto Jones fez, com a proposta de podcast, artigo, estudos e produção de evidências. Nós também fizemos isso em nível estratégico do programa, sistematizando todo o conhecimento disponível no Estado Presente em um só lugar, um repositório de informações que pode ser acessado no site da Secretaria de Planejamento e está acessível em doze sites do governo do estado”, destacou o coronel.

Os Grupos Executivos são compostos por servidores representantes das instituições que compõem o Núcleo e o Centro de Monitoramento e Avaliação (M&A) do SiMAPP, e têm como objetivo monitorar o progresso das pesquisas inseridas no Plano Estadual de M&A, em reuniões periódicas.

“Os encontros dos Grupos Executivos permitem que haja um aprimoramento das pesquisas, o que torna a estrutura de governança mais integrada, aproximando os pesquisadores dos gestores das políticas públicas, que contribuem diretamente para que os resultados sejam alcançados em conjunto”, destacou a coordenadora executiva do SiMAPP e diretora administrativa do IJSN, Katia Cesconeto.

Para 2026, estão previstos 4 encontros, que devem acontecer em média a cada três meses. As seis pesquisas apresentadas durante esta semana fazem parte do Plano Estadual de M&A de 2025 (Decreto nº 5993-R, de 31 de março de 2025). Os planos são estabelecidos por meio de decreto governamental publicado nos primeiros 90 dias de cada ano, a fim de definir as políticas públicas a serem monitoradas ou avaliadas para aquele ano, e atender a estratégia governamental estabelecida no PPA.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br

 

 

Tópicos:
Notícias, SIMAPP
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard