04/06/2024 18h41 - Atualizado em 05/06/2024 10h17

Sexta edição do Curso de Análise Criminal começou nesta terça-feira (04)

Aconteceu, nesta terça-feira (04), no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em Vitória, o primeiro dia da 6ª edição do Curso de Análise Criminal. A formação é uma iniciativa do Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES), do IJSN, no âmbito do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, para a formação de analistas criminais no Estado do Espírito Santo.

Com objetivo de tornar a análise de dados e estatísticas uma ferramenta operacional para tomada de decisão na segurança pública e para a gestão da atividade policial, o curso é realizado semestralmente por meio da parceria entre o IJSN, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SESP) e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP).

A nova edição conta com a participação de cerca de 30 agentes de diferentes segmentos da segurança pública do Espírito Santo e também de outros estados, como Acre e Ceará.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Álvaro Duboc, falou sobre o desafio diário da Segurança Pública. “A cada dia as organizações criminosas se atualizam e buscam novas formas de cometimento de delitos e cabe a nós, operadores de segurança pública, respondermos a esse desafio gigantesco no objetivo de proteger a sociedade. Neste contexto, o embasamento em dados e análises criminais é fundamental para o sucesso da política pública de segurança. Daí a importância deste curso promovido pelo Observatório da Segurança Cidadã, no sentido de formarmos mais profissionais que possam atuar nessa gestão de indicadores, subsidiando a tomada de decisão dos gestores”, destacou Duboc.

A aula inaugural do Curso de Análise Criminal foi realizada pelo diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira. Especialista em segurança pública, ele reforçou a importância da integração entre as instituições e o uso da inteligência no combate à criminalidade.

“A gente consegue ter um trabalho integrado das agências de segurança pública, cada um cumprindo a sua especificidade constitucional e alcançando resultado utilizando dados, informações, a inteligência policial e a técnica também preservando o bem maior, que é a vida da população e a vida dos nossos profissionais de segurança pública. Graças a essas soluções de análise criminal, tudo isso é possível graças ao investimento e à integração que a gente tem aí no eixo da repressão qualificada do programa Estado Presente, que está possibilitando as nossas forças de segurança realizarem várias, centenas de operações policiais e retirando de circulação milhares de criminosos, lideranças criminosas sem a necessidade de um único disparo de arma de fogo”, explicou Lira.

Para subsecretário de Estado de Inteligência, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SESP), Leonardo Damasceno, a análise de dados desenvolve um papel importante: “Nós que somos da área de inteligência, a gente destaca sempre o ciclo da produção do conhecimento, que vai desde a coleta, a limpeza do dado, até a análise e a produção e a difusão desse conhecimento. E a análise criminal, ela tem um papel muito importante. Nós temos um desafio na área de segurança pública gigantesco e obviamente ter dados e analisar corretamente esses dados é fundamental”, destacou.

A diretora geral da ESESP, Laís Alves Garcia, destacou a importância da parceria na formação dos agentes de segurança: "Essa parceria fortalece significativamente a formação dos nossos agentes de segurança pública, contribuindo diretamente para uma tomada de decisão mais eficiente na promoção da segurança cidadã. A ESESP está comprometida em continuar oferecendo cursos de alta qualidade que atendam às necessidades emergentes de segurança pública do nosso Estado."

Ao final desta 6ª edição do curso, que segue até o dia 14 de junho, mais de 200 alunos terão sido capacitados. Além de trabalhar dados e informações, o curso também oferece instrumentos teóricos e práticos para a construção do conhecimento na segurança pública, transformando as evidências científicas em planejamento e ações práticas.

Texto: Stefhani Paiva 

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do IJSN
Filipe Chicarino
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br­

 

Tópicos:
Notícias
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard