12/09/2012 19h03 - Atualizado em 20/03/2023 15h49

Servidores do IJSN participam de palestra sobre Projeções Demográficas



“Projeções Demográficas: métodos, aplicações e desafios” foi o tema da palestra realizada nesta quarta-feira (12) no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Servidores do IJSN e convidados puderam conhecer melhor as técnicas, variáveis e a importância desse tipo de projeção.

A palestra foi proferida pelo coordenador do Núcleo de Análises e Pesquisas Demográficas (NAPD) do Centro de Pesquisas Aplicadas da Fundação João Pinheiro (FJP/MG), Geovane Máximo, doutor em Demografia e especialista em Estatística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em Matemática pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

“Para pensarmos em planejamento é preciso olharmos para as demandas colocadas, e quem traz essas demandas é a população. É preciso, portanto, trabalhar com cenários futuros, considerando as especificidades daquela população, seus interesses e necessidades”, pontuou o palestrante.

Máximo explicou ainda que essas especificidades das populações, além do constante dinamismo de um povo, refletem em desafios metodológicos para a projeção populacional. O cálculo, porém, possui variáveis básicas: nascimentos, óbitos, imigrantes e emigrantes.

Após a exposição, os participantes puderam encaminhar perguntas ao palestrante e debater o tema. As atividades foram conduzidas pelo coordenador de Geoprocessamento do IJSN, Pablo Jabor.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis
(27) 3636-8066 / 9887-8488
comunicacao@ijsn.es.gov.br

Tópicos:
Notícias
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard