O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) promoveu, nesta terça-feira (25), mais uma live da série Seminários IJSN 45 anos. Com o tema Desafios da Mobilidade Urbana no cenário pós-pandêmico, o encontro foi conduzido pelo diretor de Integração e Projetos Especiais do IJSN, Pablo Lira, e contou com a participação da professora doutora Gesiane Silveira Pereira, especialista em transporte e mobilidade.
Segundo a docente, o futuro da mobilidade passa pela a aplicação de inovações, como o uso de Inteligência Artificial, Big Data e a Internet das Coisas. Um bom exemplo vem dos instrumentos de gestão voltados para a mobilidade. São as plataformas Mobility As A Service – MaaS, que permitem a integração de várias formas de transporte, público ou privado, em um único serviço sob demanda.
“O MasS é a grande expectativa de solução para mobilidade urbana num futuro próximo”, afirmou a professora. O modelo se alicerça na eficiência e busca reduzir o número de veículo nas ruas e o custo para o passageiro transportado, uma vez que se baseia na integração entre os diversos modelos de transporte e necessidades dos seus usuários.
Gesiane, que é professora titular da Universidade de Vila Velha (UVV), trouxe ainda exemplos de estratégias adotadas pelo mundo, em cidades como Bogotá e Paris, que ampliaram sua rede de ciclovias, uma vez que o uso de bicicletas ganhou ainda mais popularidade, tanto para o uso recreativo quanto como meio de transporte. “Essa tendencia ficou evidente. É um legado da pandemia, se é que assim podemos dizer, para a mobilidade urbana. As pessoas perceberam que é possível reduzir a transmissão da Covid-19 e ainda contribuir com a saúde e o meio ambiente”, explicou.
Iniciativas que destinam espaços livres para pedestres, por exemplo, também foram destacadas na apresentação. “As pessoas podem ser resistentes no início da implantação desses espaços, mas após se acostumarem e perceberem os benefícios, querem que se tornem permanentes. Por isso é importante conscientizar e envolver a sociedade nesse debate”, enfatizou.
O diretor de Integração do IJSN, Pablo Lira, destacou ainda as inciativas inovadoras adotadas no Espírito Santo, desde o Sistema de Transporte Coletivo da Grande Vitória, o Transcol, que teve seu projeto nascido no Instituto Jones, até a recente adoção de veículos elétricos pelo Governo do Estado, que irão atuar na patrulha escolar, prometendo ser uma tendência em novas frentes.
“Estamos caminhando para o estágio mais avançado da urbanização, que é o processo de metropolização. Vemos os gestores priorizando modais que integrem os sistemas como as vias com ciclovias, por exemplo, algo que pouco era pensado há alguns anos. Hoje é comum projetos que priorizam o transporte não motorizado e a acessibilidade”, ressaltou.
A live completa está disponível no canal do IJSN no YouTube e pode ser acessada clicando aqui.
Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br