01/04/2011 18h45 - Atualizado em 21/03/2023 09h24

Seminário do IJSN fala sobre os impactos do pré-sal na economia do Estado

A professora de economia, Ana Carolina Giuberti, apresentou os possíveis impactos que serão gerados na economia do Espírito Santo com a exploração da camada do pré-sal, durante mais um seminário do ciclo 2011, realizado nesta sexta-feira (01), no auditório do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).
 

Ao longo da palestra, Ana Carolina destacou o grande potencial de crescimento do Espírito Santo a partir da exploração do pré-sal, com a realização de investimentos de capitais, especialmente em infraestrutura portuária, além da geração de empregos.
 



É importante ressaltar que tamanha produção gera um potencial de crescimento não só para o Espírito Santo, como também para todo o Brasil, o que acaba atraindo trabalhadores e o comércio de outros estados. Portanto, priorizar a utilização da mão-de-obra e de insumos capixabas é fundamental para que os lucros sejam potencializados dentro do próprio Estado.

Outro ponto destacado pela professora foi o fato de que o petróleo é um recurso não renovável, e, apesar de existir em grande quantidade, em alguns anos poderá acabar. “Desse modo, torna-se necessário um investimento conjunto em todos os setores da economia capixaba, a fim de garantir um crescimento econômico sólido e duradouro”, explicou.

 


Para os alunos de economia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Giovana Bonicen, Kaíke Lessa e Estêvão Pires, o seminário realizado pelo IJSN foi um importante meio para que eles pudessem entrar em contato com profissionais experientes e renomados no mercado. Além disso, os alunos acreditam que “discutir sobre os impactos do pré-sal através de diferentes óticas é fundamental para conhecer e estar atento às mudanças que poderão ocorrer na economia capixaba nos próximos anos”, disse Giovana.

Os seminários do IJSN ocorrem quinzenalmente no auditório do instituto. As inscrições são feitas através do site: www.ijsn.es.gov.br


 


Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação - IJSN
Andressa Moreno
27- 3636-8066/9901-3294
Andressa.moreno@ijsn.es.gov.br
Texto: Maíra Cabral

Tópicos:
Notícias
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard