21/10/2011 17h15 - Atualizado em 21/03/2023 09h44

Seminário divulga resultados de parceria entre IJSN e IPEA

Adauto Venerano, Adilson Pereira, Pablo Lira (Mediador do Seminário e Coordenador de estudos territoriais do IJSN) e Bolívar Pêgo

Inserido no ciclo de palestras 2011 do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Bolívar Pêgo, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Adauto Beato Venerano e Adilson Pereira de Oliveira Junior, do IJSN, palestraram no auditório do Instituto na última quinta-feira (20). O evento apresentou os resultados de uma pesquisa feita em parceria com o IPEA e outras instituições brasileiras em dois livros: ”Dinâmica Urbano-Regional: rede urbana e suas interfaces” e “Gestão Municipal no Brasil: um retrato das prefeituras” que abordam traços específicos de vários estados do País.

O trabalho é resultante de um acordo de cooperação que foi assinado entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) visando realizar pesquisas em áreas temáticas definidas pelo IPEA. Esse acordo terá vigência de cinco anos.

Livros "Gestão Municipal no Brasi: Um retrato das Prefeituras" e "Dinâmica Urbano-Regional: Rede Urbana e Suas Interfaces"

Sistema urbano

Bolívar Pêgo

Uma parceria formada por 11 instituições em dez estados do País, coordenada pelo IPEA, sendo o representante no Espírito Santo o IJSN, promoveu uma pesquisa com o objetivo de analisar alguns aspectos do sistema urbano dos estados, como crescimento populacional, distribuição espacial , perfil produtivo e funcional nas cidades. Os dados obtidos tomaram referência em três estudos nacionais (IPEA et al -2001, IBGE - Regic 2007, e MPOG /CGEE - 2007) e os resultados estão dispostos no livro “Dinâmica Urbano-Regional: rede urbana e suas interfaces” que foi apresentado pelo Coordenador de Desenvolvimento Urbano do IPEA, o economista Bolívar Pêgo Filho.

Esse projeto surgiu há sete anos e firmou muitas parcerias entre várias instituições pelo Brasil. “Não tem como fazer esse processo só em Brasília, temos que conversar com os estados, fazer parcerias, e, com isso, pensar em temas que sejam relevantes e, assim, fazer as pesquisas de conjunto. O planejamento é o idealismo, e a prática a mão na massa. Vamos construir através de pesquisas conjuntas em temas que sejam relevantes, tanto em nível federal quanto estadual, e aqui estão alguns dos resultados”, afirmou Pêgo.

Os trabalhos foram por adesão, ou seja, cada estado escolhia o tema que gostaria de pesquisar. O IJSN aderiu a cinco pesquisas (Rede Urbana do Brasil e da América do Sul, Fortalecimento Institucional e Qualificação da Gestão Municipal, Estudo da Dinâmica Regional Brasileira, Caracterização e Tipologia dos Assentamentos Precários Brasileiros e Localização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Escala Subnacional), sendo que duas foram apresentadas no seminário.

Adilson Pereira

O pesquisador do IJSN Adilson Pereira de Oliveira Junior, arquiteto e Urbanista e mestre em Geografia, participou da equipe de elaboração do livro. “Essa atividade me acrescentou bastante. Eu havia acabado de terminar meu mestrado e foi uma continuidade”, afirma.

Para Bolívar Pêgo, “O IJSN é hoje um dos grandes parceiros do IPEA, a exemplo de outros em vários estados como Paraná, Pará e Bahia. Isso é fruto da parceria que iniciou em 2007. Nós estamos colhendo frutos não somente em publicações, mas também na convivência”.

Gestão municipal

Adauto Beato Venerano

Com o objetivo de integrar ações e pesquisas em áreas temáticas definidas no planejamento estratégico do IPEA, o livro “Gestão Municipal no Brasil: um retrato das prefeituras” foi desenvolvido em parceria com vários estados, tendo como representante capixaba o IJSN. Essa rede de pesquisa busca identificar nos municípios a sua capacidade de gestão, verificando os procedimentos utilizados pelas administrações municipais para atender as demandas da população.

Para Adauto Beato Venerano, pesquisador do IJSN e coordenador estadual da pesquisa, “essa parceria é muito proveitosa para ambas as instituições e, de um modo geral, os benefícios virão em forma de maior ajuda na parte de qualificação e capacitação das gestões, em especial os funcionários efetivos, que vão dar continuidade ao processo de desenvolvimento do Estado”.

“A expectativa é que a gente possa viabilizar a manutenção dos 10 estados e ampliar esse número. Muitos estados importantes estão fora do projeto, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Amazonas. A nossa intenção é agregar pelo menos mais sete estados para que assim possamos dar continuidade e iniciar novas pesquisas”, finaliza Bolívar Pêgo Filho.

Informações à imprensa:

Assessoria de comunicação do IJSN