16/10/2023 16h15

Seminário discute políticas públicas em Vitória

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) participou do primeiro Seminário da Rede Intersetorial do Território Praia do Canto. O evento foi realizado na última quarta-feira (11), no auditório da Escola de Governo da prefeitura de Vitória, e reuniu mais de 40 representantes de órgãos públicos municipal e estadual e da sociedade civil organizada.

Durante o seminário, o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, propôs uma série de reflexões aos participantes, em especial ao que está acontecendo no mundo agora. "É preciso pensar as megatendências no mundo", afirmou ele.

Pablo Lira afirmou que o papel exercido pela política pública da Assistência e sua rede é essencial para a construção de uma cultura de paz e que atenda aos direitos da sociedade à luz da constituição cidadã. O Sistema Único da Assistência Social (Suas) e o trabalho desenvolvido pelas redes socioassistenciais são fundamentais para se pensar o futuro de nação e de país.

"Política pública se faz com integração, articulação. Com olhar integral e intersetorial entre os entes federados. Não se pode pensar de forma isolada. Quem pensa junto, multiplica. Se trabalhar de forma desagregada ou em conflito, quem mais vai sofrer é a sociedade e a sociedade mais vulnerável", afirmou ele.

A rede Intersetorial da Região Praia do Canto é composta por todas as unidades de atendimentos e instituições existentes e em funcionamento nos bairros Barro Vermelho, Bento Ferreira, Enseada do Suá, Ilha de Santa Maria, Ilha do Frade, Ilha do Boi, Ilha de Monte Belo, Jesus de Nazaré, Praia do Canto,  Praia do Suá, Santa Helena,  Santa Lúcia e Santa Luíza.

Para a coordenadora do Cras Praia do Canto, Andrea Ataide, o seminário possibilitou o compartilhamento de insights importantes sobre como fortalecer parcerias interinstitucionais para alcançar os objetivos de sustentabilidade em nossa região. "Sua expertise e visão enriquecedora reforçaram nosso compromisso com a construção de uma Vitória e um Espírito Santo mais sustentável e justo", disse ela.  Andrea explicou que falar de sustentabilidade no território é falar de possibilidades de um desenvolvimento que é feito com a junção de forças dos diversos atores sociais e das diversas políticas públicas garantidoras dos direitos sociais, e a Rede Intersetorial cumpre um papel importante em prol desse objetivo.

Para a secretária de Assistência Social de Vitória,Cintya Schulz, estar na reunião da rede Praia do Canto é motivo de felicidade. "Essa é uma rede que pergunta, questiona e se apropria. Quando olhamos para o território muitas pessoas olham mais para os problemas, para os desafios do que para suas potencialidades. Muitos não conseguem olhar para todas as suas potencialidades, para a história das pessoas e a história que o bairro tem", comentou ela.

Com informações da PMV

Eduardo Rabello