O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) participou, na tarde dessa quarta-feira (13), do circuito de palestras Conexões Sustentáveis, promovido pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), por meio da Escola do Legislativo. O diretor-presidente do IJSN, Pablo Lira, falou sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 da Agenda 2030: Paz, justiça e instituições eficazes.
Apresentando dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, Pablo Lira falou sobre a segurança pública no Brasil e no Espírito Santo e analisou alguns acontecimentos dos últimos anos no cenário capixaba.
Segundo os dados apresentados, o Brasil registrou no ano passado 47,5 mil homicídios, uma taxa de 23,4 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Em números absolutos, o país lidera a ocorrência desse tipo de crime no mundo.
Ele celebrou a queda dos índices no Espírito Santo, ocorrida a partir do início da última década, e defendeu que é preciso continuar no caminho da redução da violência e da conscientização da sociedade pela cultura da paz, resgatando a “essência do ser humano”. Um processo, que como pontuado em vários momentos da palestra, passa pela melhora de diversas políticas públicas, como a Educação.
“Hoje podemos dizer que temos instituições fortes e republicanas no Estado”, o que ajuda a reduzir os números de criminalidade na sociedade local, afirmou. Segundo Lira, o programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma referência no País.
“Se cenários e números mudaram positivamente, foi graças à articulação de Poderes constituídos, sociedade civil organizada, instituições e entidades privadas - e sem “salvador da pátria”, completou. Pablo Lira ainda alertou que “para esses números voltarem a subir, é do dia pra noite. É só perder essas instituições fortes”.
ODS 16
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16 tem como premissa “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.
É um objetivo amplo, complexo e transversal e busca reduzir a violência, garantir acesso à justiça para todos, combater financeiramente o crime organizado, atacar a corrupção, garantir a transparência das instituições e proteger as liberdades fundamentais.
Texto: Stefhani Paiva
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Eduardo Rabello
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br