21/12/2022 10h01 - Atualizado em 22/03/2023 12h14

Segunda edição da Academia de Gestão Municipal traz planejamento e desenvolvimento sustentável para sala de aula

Planejamento municipal e desenvolvimento sustentável foram os temas que conduziram a segunda edição da Academia de Gestão Municipal (AGM). O curso teve a coordenação do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e reuniu técnicos e gestores dos municípios capixabas entre os dias 30 de novembro e 16 de dezembro, na Escola de Ensino Público do Espírito Santo (Esesp), em Vitória.

A AGM é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, no âmbito das ações do projeto Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), que visa a contribuir para o aprimoramento das atividades desempenhadas pelos municípios, por meio da transferência de conhecimento.

“Este curso vem fortalecer o apoio do governo do nosso Estado para os municípios, por meio do Instituto Jones e parceiros da Academia de Gestão Municipal. Nosso objetivo neste módulo é promover o desenvolvimento e a capacidade técnica e institucional nas temáticas de planejamento e gestão territorial”, destacou o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Daniel Cerqueira.

0404 “Como órgão de apoio técnico ao planejamento urbano e regional do Estado, o Instituto Jones busca contribuir nessa questão. As aulas que fizeram parte desta segunda edição da AGM tiveram como base os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Cidade e demais legislações pertinentes que contemplem o direito à cidade e a inclusão social”, explicou Latussa Laranja, diretora de Estudos e Pesquisas do Instituto Jones dos Santos Neves e coordenadora do Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável do Espírito Santo (DRS-ES).

Latussa Laranja, que é doutora em Planejamento Urbano e Regional, conduziu o diálogo Planejamento Municipal e Desenvolvimento Sustentável. Entre os demais temas abordados nesta segunda edição estavam também o Plano Diretor e a Gestão Urbana, com aula ministrada pela secretária de Habitação de Vitória, Anna Claudia Dias Peyneau. Já o módulo “Geoprocessamento como Instrumento de Planejamento Urbano” foi conduzido pelo coordenador de Geoespacialização do IJSN, Pablo Jabor.

“É importante ressaltar que a realização desta segunda etapa da AGM é uma iniciativa que reforça e consolida importantes parcerias institucionais do Governo do Estado. Um trabalho integrado, com a participação das secretarias do Governo, dos municípios e, de modo especial, da Esesp, que tanto vem nos apoiando nessa ação”, pontuou o diretor de Integração do IJSN, Pablo Lira.

Eduardo Rabello