18/04/2013 11h18 - Atualizado em 20/03/2023 15h56

Quarta Oficina Regional do Plano ES 2030 apresenta mais de 80 projetos para a microrregião do Caparaó

A quarta Oficina Regional do Plano ES 2030, realizada nesta quarta-feira (17), das 7h30 ao meio-dia, na Escola Estadual Professor Lellis, em Alegre, contou com participação expressiva de vários setores da microrregião do Caparaó.

O encontro reuniu 127 pessoas, entre eles, representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre;  de entidades ambientais; do Consórcio Caparaó ; órgãos públicos estaduais; servidores municipais de várias áreas; Sindicato de trabalhadores e pequenos agricultores rurais; empresários e do setor comercial da região; vereadores dos municípios e os prefeitos de Alegre, Paulo Lemos, Jerônimo Monteiro, Sebastião Fosse, e Muniz Freire, Paulo Mignone.

Após a explanação dos articulares do Plano ES 2030 sobre os dados socioeconômicos, populacionais e demográficos da microrregião, três Grupos de Trabalho debateram vocações e potencialidades dos 11 municípios que oficialmente compõem a microrregião visando à construção de projetos estruturantes a curto, médio e longo prazo.

Projetos

Ao final dos trabalhos foram elencados aproximadamente 88 projetos para o desenvolvimento da microrregião do Caparaó. As propostas perpassaram pelas áreas de infraestrutura, logística, meio ambiente, turismo, educação, saúde, empreendedorismo, preservação de recursos hídricos, agricultura familiar, promoção e divulgação da região, valorização do Consórcio Caparaó, Ciência e Tecnologia, integração com as regiões e estados vizinhos, entre outros.

“Achei muito bom este debate. Temos de trazer o desenvolvimento para nossa região. Precisamos de estradas confortáveis, e de rede hoteleira. Temos paisagens naturais e muito mais. É propondo e debatendo que teremos políticas públicas”, afirmou o prefeito de Jerônimo Monteiro, Sebastião Fosse.

“Esse debate é uma oportunidade da região reivindicar suas prioridades. Somos ricos em belezas naturais e dentro do Planejamento a longo prazo ES 2030 estaremos buscando respostas para nossas necessidades. Esse tipo de projeto cria a conscientização na sociedade civil organizada e poderes públicos da necessidade de participação”, disse o prefeito de Muniz Freire, Paulo Mignone.

Os trabalhadores rurais e os pequenos agricultores de Iúna e Irupi estavam representados pelo seu sindicato que tem cerca de 14 mil filiados. O diretor de Formação e Organização da entidade, Cleiton Gomes Moreira, afirmou que este debate é perfeito para se falar dos problemas e propor as soluções para os municípios. “Acho que deveríamos ter, no mínimo, uns dois encontros por ano e ainda uma avaliação para saber o que avançou e o que não deu certo”, diz o sindicalista.

A necessidade de conscientização sobre a preservação da cultura e das riquezas naturais da microrregião do Caparaó foi unanimidade entre os participantes.

“Esses debates formam um ambiente sustentável para conscientização da população de que é importante a valorização da cultura que é inerente a cada região” ressaltou Olga Maria Gama, representante da Casa da Cultura e do Instituto Histórico e Geográfico de Alegre.

“Os grandes patrimônios do Caparaó são o paisagismo e os recursos hídricos, por isso, nossa região precisa passar pela aprendizagem de preservação do seu meio ambiente”, declarou Pedro Padilha, membro do Conselho Estadual de Cultura pela região do Caparaó.

“Esta é a primeira vez que o Estado vem discutir o desenvolvimento regional dessa forma. Achei muito bom, pois é uma oportunidade que a região tem de colocar suas aflições, necessidades e potencialidades. Só quem conhece é quem habita aqui. Parabéns ao projeto ES 2030. Isso é democracia”. Afirmou Dalva Ringuier, do Consórcio Caparaó.

O prefeito de Alegre, anfitrião da quarta Oficina Regional do Plano ES 2030, Paulo Lemos, afirmou que estas reuniões demonstram a transparência com a coisa pública prevista na Constituição de 1988.

“Este debate vem sendo feito com muita propriedade pelo Governo do Estado. A discussão do Plano ES 2030 é de suma importância e relevância, pois o objetivo final é a melhoria da qualidade de vida de cada ser humano. Portanto, temos de caminhar juntos, unificar o nosso trabalho na região. Além de discutir na nossa prefeitura as propostas levantadas nesta quarta oficina, vou propor à Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes) e ao Consórcio Caparaó uma aproximação maior de todos em prol do desenvolvimento”, finalizou o prefeito Paulo Lemos.

O Plano ES 2030 é uma realização do Governo do Espírito Santo em conjunto com o Espírito Santo em Ação e a Petrobrás.

Você também pode contribuir com o Plano de Desenvolvimento ES 2030, por meio do site http://www.es2030.com.br//participe.html. Mande seu recado ou colabore enviando um documento.

Suzana Tatagiba

Assessoria de imprensa do Plano ES 2030