Governo do Estado do Espírito Santo
25/10/2011 17h08 - Atualizado em 21/03/2023 10h20

Projeto desenvolvido pelo IJSN mapeará todo o litoral capixaba

 Desenvolvido pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) desde dezembro de 2010, o projeto “Análise da variação da linha de costa do ES”, sob responsabilidade de Fernando Jakes Teubner Junior, pesquisador da coordenação de Geoespacialização do Instituto, apresenta o seu primeiro produto concluído. Visando comparar o litoral capixaba em diferentes épocas, desde 1970 até 2010, o projeto mostrará o desenvolvimento de toda a linha costeira do Estado e, com isso, poderão ser observados, por exemplo, lugares que ocorreram o avanço ou recuo do mar (erosão ou assoreamento).

  


A etapa concluída consiste na digitalização e georeferenciamento de um total de 235 fotos aéreas, pertencentes ao acervo do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (IDAF), que cobre toda a faixa litorânea do Estado. Com o georeferenciamento dessas fotografias datadas de 1970, já será possível mapear a linha de costa de todo o Estado naquele ano e comparar com imagens atuais para analisar as transformações.


  


“Se o mar estiver subindo, ocorre o risco de regiões muito baixas, como Vila Velha, serem alagadas, porém, não necessariamente pelo mar. Uma consequência é que quando uma quantidade de chuva intensa e maré alta atingem uma determinada região, a água não consegue escoar de forma natural. Logo, se ocorre um avanço do nível do mar, esses alagamentos serão mais constantes, pois, a quantidade de chuva para que a região alague será menor”, afirma Teubner.


  


O conjunto de fotos formará um completo mosaico do litoral capixaba e, após os próximos trabalhos de verificação da consistência e qualidade deste georeferenciamento, será disponibilizado para consulta no site do IJSN. A divulgação do projeto ocorrerá no primeiro bimestre de 2012.


 
 


Informações à imprensa:


Assessoria de comunicação do IJSN:


Andressa Moreno


andressa.moreno@ijsn.es.gov.br


TEL: 3636-8066

 


Texto: Cristian Favaro

Tópicos:
Notícias
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard