Exposicao de Arte Naif
Começou nesta quinta-feira (20), no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), mais uma ação do projeto Biblioteca Viva. Desta vez, a biblioteca do instituto recebe a exposição “A Arte Naïf Capixaba de Ângela Gomes”, com quadros que retratam paisagens regionais e cenas que expressam a arte e a tradição popular capixaba.
O projeto acontece em paralelo às atividades da biblioteca e tem como objetivo a dinamização do espaço, que oferece um ambiente acolhedor, com informações atualizadas e equipamentos modernos, atraindo assim um maior número de leitores e pesquisadores.
A artista Angela Gomes de verde
“Este é um momento de interação muito importante entre os nossos servidores. Proporcionar a cultura para além das atividades institucionais e técnicas do IJSN nos enriquece enquanto pessoas. É uma satisfação receber essa arte, de cores tão fortes e vibrantes, para alegrar nossa biblioteca”, comemorou a diretora administrativa e financeira do IJSN, Sandra Sarmento Aragão.
O Diretor Presidente do IJSN, José Edil Benedito, também prestigiou o evento de abertura da exposição, conversou com os artistas e fez observações às obras expostas.O diretor presidente do IJSN
A artista Ângela Gomes nasceu em Cachoeiro de Itapemirim e expõe suas obras de arte Naïf desde 1979. Ângela é a maior referência desse tipo de pintura no Espírito Santo. Suas obras já foram expostas em Portugal, Estados Unidos, Peru, Bolívia, Bélgica, Espanha e outros países. Neste ano, lançou o livro “A Arte Naïf Capixaba”, um catálogo que reúne 200 de suas obras, que retratam paisagens, folclore e monumentos históricos do Estado.
A artista Angela Gomes2
“Minha expressão é por meio da arte. É o que sei fazer e como gosto de me expressar. Fico muito grata pelo convite (para realizar a exposição) e faço votos de que o projeto perdure e ações como essa se multipliquem”, frisou Ângela.
A última e mais recente atividade do projeto Biblioteca Viva foi a exposição “Verticais e Geométricos”, do servidor do IJSN, Lastênio Scopel, que aconteceu numa homenagem ao Dia do Servidor Público. Scopel lembrou que “o projeto Biblioteca Viva já concedeu espaço, além da pintura, para escritores, teatro e outras formas de arte”. “Isso é muito importante para nossa instituição, para os artistas, que ganham espaço e reconhecimento, e para as pessoas que passam boa parte do tempo de seus dias aqui dentro (no IJSN)”.
Os artistas Lastenio Scopel e Angela Gomes
Na fase anterior do projeto, a biblioteca do IJSN foi palco do lançamento do livro “Agudas e Crônicas” do escritor Jace Theodoro; da “Mostra de Cenas Minuto: o que você faria em 1 minuto?”, com ex-alunos da escola de dança Fafi; da exposição de esculturas em arames do artista plástico Flávio Pimentel; do teatro de fantoches com a professora Dulcimar Pereira; da exposição de pinturas “Navio Negreiro”, do artista plástico Cacá Miled; da exposição de gravuras “Peroás”, do artista plástico Dimitris Moreno; além de uma campanha de incentivo à leitura e de arrecadação de produtos de higiene pessoal que foram doados ao Asilo dos Velhos de Vitória.
Serviço
Exposição “A Arte Naïf Capixaba de Ângela Gomes”
De 20 de novembro a 12 de dezembro
Local: Biblioteca do IJSN (Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2.524, 1º Andar, Bairro Jesus de Nazareth, Vitória-ES)
De segunda a sexta-feira, das 09h às 12h e das 14h às 17h30
Telefones: (27) 3636-1611 / 3636-8054
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis
(27) 3636-8066 / 99998-9003
comunicacao@ijsn.es.gov.br