05/04/2013 05h15 - Atualizado em 20/03/2023 15h55

Primeira Oficina na região Noroeste do Plano de Desenvolvimento ES 2030 é um sucesso

Um debate qualitativo focado na visão de um futuro economicamente forte para o desenvolvimento da microrregião Noroeste.Este é o saldo da primeira oficina regional do Plano ES 2030, considerado positivo pelos organizadores do evento, realizado nestaquarta-feira (03), em Barra de São Francisco.

O encontro reuniu representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (Idaf), prefeituras de Nova Venécia e Barra de São Francisco, Sistema das Cooperativas de Crédito do Brasil, Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Faculdade de Nova Venécia, Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e o secretário de Estado de Planejamento, Robson Leite.

Iniciando os trabalhos, os facilitadores apresentaram informações atualizadas sobre as tendências e vocações da microrregião que abrange sete municípios. Um diagnóstico regional com dados populacionais, demográficos e econômicos foi o ponto de partida para grupos de trabalho discutirem durante toda a manhã as propostas de planejamento a longo prazo, elencando prioridades, desafios e traçando estratégias que vão subsidiar um conjunto de projetos que serão consolidados nas análises estratégicas regionais que comporão o Plano ES 2030.

“Foi uma oficina muito produtiva. As discussões foram qualificadas, pois os participantes conheciam muito bem a realidade da microrregião. Foi realmente um momento coletivo”, afirmou o diretor-presidente do IJSN, José Edil Benedito.

“Uma experiência surpreendente, até em razão das propostas de quem quer realmente participar, construir uma visão de futuro para a região com desenvolvimento economicamente forte e qualidade de vida melhor para a população”, ressaltou o representante da organização ES em Ação, o economista Orlando Caliman.

A importância destas oficinas é intensificar a agregação de valor das localidades incentivando o desenvolvimento das regiões No caso desta microrregião foram aprontados projetos para o aproveitamento principalmente da produção de rochas, desenvolvimento do potencial em agricultura, sevicultura, cafeicultura e pecuária.

E você também pode contribuir com o Plano de Desenvolvimento ES 2030, através do site http://www.es2030.com.br//participe.html Mande seu recado ou colabore enviando um documento.