13/12/2019 18h30 - Atualizado em 27/03/2023 14h55

Presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública elogia projeto do IJSN

O presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, esteve no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) para conhecer o Observatório da Segurança Cidadã capixaba e elogiou a iniciativa do Governo do Espírito Santo. Executado pelo IJSN, o Observatório tem por objetivo subsidiar ações estratégicas de controle e prevenção à criminalidade.


No âmbito do Programa Estado Presente, o Observatório da Segurança Cidadã constituiu o núcleo que integra dados, informações e conhecimentos sobre a segurança pública, justiça criminal, proteção social e áreas correlatas, propiciando o desenvolvimento de produtos de informações, estudos e pesquisas que articulam as expertises de instituições como a Sesp, PMES, PCES, BMES, Detran, Sejus, Iases, Sedh, Sesa, dentre outros.


O Diretor de Integração e Projetos Especiais do IJSN, Pablo Lira, juntamente com parte da equipe que operacionaliza o projeto no âmbito do instituto, apresentou os resultados das pesquisas já desenvolvidas, como exemplo: as análises das políticas de reintegração do preso e egresso e das políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres no ES, além do painel de indicadores interativo, com dados de crimes contra a vida e perfil das vítimas.


“O Observatório é uma iniciativa pioneira que precisa ser disseminada para o país inteiro como uma prática que não só deve ser replicada, como incentivada. O Instituto Jones e o Governo do Espírito Santo estão de parabéns pela iniciativa, pela capacidade de sistematizar e reunir tantas informações numa única plataforma”, elogiou Renato Sérgio de Lima.


Para o diretor do IJSN, Pablo Lira, “foi uma excelente oportunidade receber a presidência do Fórum”. “O Observatório vem contribuindo para o enriquecimento do debate e da produção de conhecimento e informações no campo da segurança pública e áreas correlatas. Ter o reconhecimento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública ratifica o projeto como um diferencial do Programa Estado Presente em nível nacional e mostra-se como uma experiência inovadora nos estudos e pesquisas no campo da segurança pública. Neste contexto, o Instituto Jones vem reforçando e consolidando o seu papel de produzir informações para auxiliar a tomada de decisão com base em evidências científicas”, pontuou.


 


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do IJSN
Larissa Linhalis
(27) 3636-8066 / 99892-5291
comunicacao@ijsn.es.gov.br 


 


 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard