21/12/2012 10h20 - Atualizado em 21/03/2023 10h45

População pode participar do Plano de Desenvolvimento ES 2030

Logo ES2030

Para dar maior visibilidade e contar ainda mais com a participação da sociedade, o Plano de Desenvolvimento Espirito Santo 2030 passa a contar com um site próprio, que já pode ser acessado pelo endereço www.es2030.com.br. No endereço eletrônico, qualquer cidadão poderá contribuir enviando sugestões, ideias, críticas e documentos que possam auxiliar na formulação do Plano.

O objetivo do Plano de Desenvolvimento Espirito Santo 2030 é agregar esforços na elaboração e execução de ações que impulsionem o desenvolvimento do Estado em todas as suas dimensões.

As sugestões podem ser encaminhadas diretamente para a equipe técnica do projeto pelo e-mail contato@es2030.com.br. Já o cidadão que queira contribuir com documentos, textos, bibliografias e informações que julgar válidas, deve acessar a página www.es2030.com.br/participe.html. No site o cidadão poderá acompanhar a agenda de trabalho do projeto, bem como a atualização de noticias conforme o andamento do trabalho.

O Plano de Desenvolvimento Espírito Santo 2030 é uma parceria entre o Governo do Espírito Santo, o Espírito Santo em Ação, a Petrobras e a sociedade civil organizada. O projeto conta ainda com suporte técnico e operacional da DVF Consultoria.

O Plano

A proposta de criação do ES 2030 parte da necessidade de atualização do Plano de Desenvolvimento Espírito Santo 2025, que será revisitado na sua contextualização externa e interna, nas suas metas e nos seus objetivos estratégicos.

Novos fatos surgiram desde a criação do ES 2025 (em 2006). As mudanças dos contextos internacional, nacional e regional exigem uma releitura destes cenários e a formulação de novos objetivos, estratégias e metas, bem como uma nova visão de futuro.

Os avanços alcançados pelo Estado e pelo Brasil, particularmente nas áreas de combate à pobreza e às desigualdades, a geração de emprego e renda, entre muitos, são significativos. As novas oportunidades que se abrem para o Espírito Santo, em especial em relação ao gás e petróleo (pré-sal), à expansão do parque industrial do Estado e os significativos investimentos privados, criam também desafios.

Os gargalos, em especial referentes à logística (situação portuária, malha rodoviária, ferroviária, aeroporto), desenvolvimento de recursos humanos e avanço tecnológico são temas a serem revisitados por serem essenciais à expansão da estrutura produtiva, bem como à geração de empregos e à qualidade de vida dos capixabas. As alterações na política tributária e fiscal do Espírito Santo e do País e as alterações na divisão dos royalties do petróleo também se mostram como novos desafios, além da importância de inclusão de agendas e visões regionais.

A necessidade da sociedade de debater e planejar o território e seus setores, bem como de dispor de um instrumento que possa servir de balizamento e alinhamento na direção de um projeto de desenvolvimento para o futuro do Espírito Santo, também motivou a elaboração do Plano ES 2030.

Metas do plano

• Construção do Espírito Santo 2030, tendo em vista o reposicionamento do Espírito Santo nos diferentes contextos atuais e cenários futuros;

• Atualização e avaliação dos cenários e da construção de uma nova visão de futuro – metas estratégicas;

• Revisão de Eixos Estratégicos, com a proposição e inclusão de novos eixos, que abordem a Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Saúde;

• Inclusão das agendas e visões regionais;

• Atualização do portfólio de projetos.

Premissas

• Atualização da visão para o horizonte de 2030;

• As mudanças de contextos: internacional, nacional e regional, que exigem uma revisão dos condicionantes externos e internos de planejamento;

• Os avanços políticos, econômicos e sociais alcançados no Estado do Espírito Santo e no Brasil nos últimos anos;

• As novas oportunidades que se abrem para o Espírito Santo, em especial relacionadas ao petróleo e gás;

• Mudanças na política tributária e fiscal do Estado e do País, principalmente no que se refere às questões relacionadas ao Fundap e às alterações na divisão dos royalties do petróleo;

• A disponibilidade de informações mais detalhadas, estudos e pesquisas. As informações poderão ser buscadas no Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e outras fontes estaduais;

• A necessidade da sociedade, nas suas mais diferentes expressões, dispor de um instrumento que possa servir de balizamento e alinhamento na direção de um projeto de desenvolvimento de longo prazo para o Espírito Santo.

Metodologia

A metodologia para elaboração do ES 2030 contará com oficinas temáticas gerais e por eixo estratégico; seminários; constituição de grupos temáticos; reuniões técnicas; levantamento de informações e produção de estudos – situação do Espírito Santo hoje; audiências públicas nas microrregiões do Estado; pesquisa qualitativa; utilização do modelo de “projetos estruturantes”; além da elaboração de relatórios.

Segundo o cronograma previsto, a publicação do documento final do Plano de Desenvolvimento Espírito Santo 2030 deverá ocorrer ainda no primeiro semestre de 2013.

Assessoria de Comunicação/SEP
Raphael Marques