15/09/2017 15h01 - Atualizado em 21/03/2023 10h04

População pede recuperação de rios e ações de mobilidade na audiência pública do PDUI em Cariacica

Mais de 130 pessoas participaram do evento, realizado no centro cultural do município, nesta quinta-feira

As temáticas referentes ao meio ambiente e à mobilidade urbana marcaram a audiência pública do Plano de Desenvolvimento Metropolitano da Grande Vitória, realizada na noite desta quinta-feira (14), no centro cultural de Cariacica, em Campo Grande. O evento contou com a participação de mais de 130 pessoas, entre elas, integrantes da sociedade civil, do governo do Estado, do poder público municipal e também do poder legislativo. O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Junior, o Juninho, participou da audiência, juntamente com o vice-prefeito, Nilton Basílio Teixeira.

A presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Gabriela Lacerda, ressaltou que o Plano de Desenvolvimento Urbano e Integrado (PDUI) tem o objetivo de projetar um cenário para 30 anos, com ações de curto, médio e longo prazos. E destacou que esta é uma oportunidade para a Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) avançar ainda mais no que diz respeito ao seu planejamento. “Este Plano também uma janela para que a gente possa captar recursos para implementar as ações. A nossa intenção é ouvir as propostas que toda a população tem para a região metropolitana”, salientou Lacerda.

O prefeito do município, Juninho, afirmou que é fundamental para o planejamento da metrópole o momento das audiências públicas, que é quando poder público e sociedade civil, dos sete municípios da RMGV, reúnem-se para discutir juntos as funções públicas de interesse comum. “É uma oportunidade para debatermos e buscarmos soluções, pois já passou da hora de entendermos que vivemos numa metrópole e não é possível refletir sobre a realidade de Cariacica sem pensar nas cidades vizinhas”, acrescentou Juninho.

No decorrer da audiência, vários participantes citaram aspectos referentes à preservação e sustentabilidade dos recursos hídricos e áreas verdes da região metropolitana, sobretudo quanto à recuperação do Rio Formate – situado no limite entre Cariacica e Viana - e também a revitalização do Rio Marinho, situado nos municípios de Cariacica e Vila Velha.

Já no que diz respeito à mobilidade, foi citada a necessidade de um transporte multimodal na região metropolitana, com a implantação do aquaviário; integração dos municípios de Fundão e Guarapari ao sistema Transcol, além de aumento da malha cicloviária e da padronização das calçadas para melhor acessibilidade dos cadeirantes e da população em geral.

A coordenadora do PDUI, Leticia Tabachi, ressaltou que todas as propostas recebidas ao longo da elaboração do Plano e das audiências públicas serão analisadas e embasarão o plano de ação para os próximos 30 anos. “Estamos muito satisfeitos, pois é perceptível que há um alinhamento entre o que está sendo planejado no âmbito da equipe técnica e do que temos visto nas contribuições durante toda a construção do PDUI e no decorrer das audiências públicas”.