31/03/2014 15h21 - Atualizado em 20/03/2023 16h05

População discute prioridades para a Microrregião Caparaó

A Microrregião Caparaó recebeu nesta quinta-feira (27) a audiência pública para discussão do Orçamento 2015, realizada pela Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP). Além dos moradores do município sede do evento, Alegre, compareceram também moradores dos municípios de Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e São José do Calçado.


 


Na ocasião, o governador Renato Casagrande prestou contas das ações do Governo em 2013, do que está sendo feito neste ano e ouviu sugestões para 2015. “Esta é uma microrregião que é exemplo de desenvolvimento regionalizado, com municípios trabalhando unidos. E vamos melhorar, ainda mais, a vida da população para dar condições a quem nasce aqui de poder viver com suas necessidades atendidas na microrregião, com as mesmas possibilidades de quem vive na Região Metropolitana”, destacou Casagrande.


 


O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Davi Diniz de Carvalho, também apresentou algumas entregas do Governo na região que foram pedidas em audiências públicas anteriores e incentivou a participação da população nos debates em grupo. “Esse é o momento em que os moradores da microrregião transformam o planejamento do orçamento do Governo num debate democrático”, ressaltou.


Após a solenidade de abertura, seis grupos foram formados para a discussão dos temas: Gestão Pública e Educação Básica e Profissional; Infraestrutura, Mobilidade Urbana e Integração Logística; Meio Ambiente e Desenvolvimento da Agricultura; Proteção Social, Turismo, Cultura e Esporte; Prevenção e Redução da Criminalidade; e Atenção Integral à Saúde.


 


Fernanda Cândido, moradora de Divino de São Lourenço, participou de sua primeira audiência pública. “Estou aqui para trazer sugestões para a região onde vivo. É muito bom o governo vir aqui pensar junto com a gente nas necessidades que temos”, comemorou.


A audiência pública é uma das formas de participação e de controle popular da administração estadual, com a finalidade de informar, discutir, tirar dúvidas e ouvir opiniões e demandas da população.


 


Orçamento


Com o resultado das audiências públicas será elaborada a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é um instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com Plano Plurianual (PPA), utilizado pela administração pública para demonstrar todos os recursos que serão arrecadados (receita), assim como todos os valores a serem gastos (despesas) num determinado exercício financeiro.


As audiências serão realizadas ainda nos municípios de Castelo, nesta sexta-feira (21), Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Marataízes e Vitória, e envolverão todos os 78 municípios capixabas.


 


Interatividade


Além das audiências presenciais, o Governo do Estado lançou o site www.orcamento.es.gov.br para permitir que a população sugira propostas para melhorias da sua região. Os interessados podem enviar novas sugestões ou opinar sobre alguma que já tenha sido postada no site. O fórum fica aberto até as 20 horas do dia anterior da audiência da microrregião de interesse.


 


 


Confira o cronograma das próximas audiências públicas:


 


Microrregião Central Sul: dia 28 de março, 13h


Cidade sede: Castelo. Abrangência: Apiacá, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muqui e Vargem Alta.


Local: Escola Estadual João Bley – Rua Machado de Assis, 694, São Miguel, Castelo.


 


Microrregião Central Serrana: dia 09 de abril, 13h


Cidade sede: Santa Teresa. Abrangência: Itaguaçu, Itarana, Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá.


Local: ESFA - Escola Superior São Francisco de Assis - Rua Bernardino Monteiro, 700, Dois Pinheiros, Santa Teresa.


 


Microrregião Sudoeste Serrana: Dia 10 de abril, 13h


Cidade sede: Venda Nova do Imigrante. Abrangência: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano e Laranja da Terra.


Local: Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante, Rua João Paulo II, Vila Betânia, Venda Nova do Imigrante.


 


Microrregião Litoral Sul: dia 15 de abril, 13h


Cidade sede: Marataízes. Abrangência: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.


Local: Escola Professor José Marcelino - Rua João Rodrigues Soares, s/nº, Barra de Itapemirim, Marataízes.


 


Microrregião Metropolitana: dia 24 de abril, 14h


Cidade sede: Vitória. Abrangência: Cariacica, Guarapari, Fundão, Serra, Viana, Vila Velha.


Local: Centro de Convenções de Vitória - Rua Constante Sodré, 157, Santa Lúcia, Vitória.


 


 


Informações à Imprensa:


Assessoria de Comunicação da SEP Karolina Gazoni 


Tel.: 3636-4258 / 9 9507-4071 


karolina.gazoni@planejamento.es.gov.br

Tópicos:
Notícias
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard