13/09/2019 17h27 - Atualizado em 20/03/2023 17h23

Plano de Bacias Litoral Centro Norte realiza oficina do Diagnóstico

Com o objetivo de definir os usos da água para os próximos 20 anos, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) em parceria com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santos (FAPES), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) realizou na última quinta-feira (12), no Complexo Cultural Roque Peruch, no centro de Ibiraçu, a “Oficina do Diagnóstico”. O evento foi aberto ao público.

O comprometimento com a gestão sustentável dos recursos hídricos levou cerca de 60 atores sociais à oficina, que faz parte da metodologia participativa de elaboração do Plano de Recursos Hídricos da região hidrográfica Litoral Centro-Norte.  Participaram os membros do comitê, produtores rurais e representantes de prefeituras, companhias de saneamento e outras instituições relacionadas ao uso e gestão da água.

Durante a oficina, a equipe técnica apresentou as informações que foram coletadas durante pesquisas de campo, consultas a diversas instituições de pesquisa, prefeituras, órgãos ligados à agricultura e ao meio ambiente na etapa atual do plano. Foram abordados temas relativos à dinâmica socioeconômica da região, uso e ocupação do solo, saneamento e eventos críticos, qualidade da água, demanda e disponibilidade hídricas, balanço hídrico e hidrogeologia.

“A Oficina marca a conclusão da primeira etapa do plano de recursos hídricos, que é o diagnóstico. O diagnóstico nos dá um retrato das condições atuais da região hidrográfica e isso é fundamental para a definição de ações nas próximas fases. A participação dos atores foi essencial porque a responsabilidade de implementar as ações do plano envolvem diversos setores, como governos, usuários, produtores rurais e sociedade civil”, ressalta Monica Amorim, gerente da Agerh e coordenadora geral do projeto.

Além da oficina do Diagnóstico, a metodologia prevê mais quatro oficinas até o fim do projeto, garantindo que o processo de elaboração do Plano de Bacias seja participativo, compartilhado e descentralizado.

DSC 9224DSC 9224

Texto: Equipe de comunicacão do projeto Plano de Bacias  - Érica C.L. Zaninho / Rafael José

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh)